GAY BLOG BR by SCRUFF

Com o objetivo de apresentar de forma didática e visual as novas leis, normas e decisões de tribunais em relação a comunidade LGBTQIA+, o escritório TozziniFreire, em parceria com o Instituto Taturana e outras organizações, lançou uma cartilha em que traduz os direitos desses jovens, para torná-los de mais fácil compreensão às escolas e à sociedade.

Nos últimos anos, muito mudou em termos de reconhecimento da identidade e dos direitos de pessoas LGBTQIA+. O escritório TozziniFreire foi responsável por elaborar a cartilha, que apresenta informações sobre os Direitos Humanos e o papel da educação. De forma direta, sem o uso de termo jurídicos, o material traz orientações e exemplos de boas práticas nas escolas e referencia as bases jurídicas nacionais e internacionais, que garantem o direito de crianças e adolescentes ao ensino.

Capa da cartilha (Foto: Reprodução)

O conteúdo é claro, direto e rico em detalhes, com um design gráfico de HQ super descolado. A elaboração desse e dos demais materiais de apoio foi organizada por Uma Reis Sorrequia, arte-educadora e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM-SP). A cartilha foi construída em linguagem neutra e inclusiva e pode ser acessada no site do filme Limiar.

A cartilha é distribuída com os materiais de apoio nas exibições do filme Limiar, que compartilha com o público as conversas entre Noah, um adolescente que começa a questionar sua própria identidade de gênero aos 16 anos, e sua mãe, a cineasta Coraci. O documentário fala sobre identidade, relações e padrões de comportamento. Mas é a busca de Noah que conduz a narrativa, provoca reflexões, desestabiliza as mulheres da família em seus papéis até então muito bem definidos e as faz questionar o sentido das alterações no corpo.

O filme teve sua estreia online em agosto de 2021, quando foram realizadas sessões com debates; a partir de então, escolas, coletivos, universidades e outros grupos estão participando da campanha organizando suas próprias sessões gratuitas do filme pela plataforma Taturana. O filme está disponível para o agendamento de sessões no site do filme (www.limiarfilme.com.br) ou diretamente na Plataforma Taturana (www.taturanamobi.com.br).

Documentário “Limiar”



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.