Dandara dos Santos é homenageada com escultura em Nova York

A obra em homenagem à Dandara ficará até maio na 229 Tenth Avenue, por oferecimento da Taglialatella Galleries. Depois ficará exposta permanentemente na Flórida

A travesti Dandara dos Santos, brutalmente assassinada em Fortaleza (CE) em 2017, ganhou uma homenagem em Nova York no último dia 14 de dezembro, data em que a Dandara completaria 45 anos.

Intitulada “Máquina de sonhos: Dandara”, a escultura do artista Rubem Robierb foi apresentada em uma praça em Tribeca (sul da ilha de Manhattan) e, a partir de maio de 2020, estará permanentemente exposta em Miami.

Dandara dos Santos é homenageada com escultura em Nova York
Foto: reprodução

Em reportagem ao GloboNews, o artista maranhense Rubem Robierb disse que a família de Dandara agradeceu pela obra que, de certa forma, realizou o desejo dela, de um dia ser famosa.

“Hoje você faria 45 anos de idade. Poucas pessoas no mundo possuem o poder de despertar empatia aonde quer que vão. Hoje, eu entendo que você é uma delas. Eu pensei que estaria corrigindo uma injustiça dando seu nome a essa escultura mas você serviu um propósito maior que a própria arte. Seu espírito desperta empatia em todas as pessoas que passam por ela. Você toca tantas vidas em tantas maneiras. Desde @vitoria.holanda.7, que cresceu com você e ajudou a colocar os seus assassinos na cadeia e escreveu um livro sobre você, até eu, que vivo tão longe e nunca te conheci. Estamos nos certificando de que você nunca será esquecida. Feliz aniversário, Dandara!”, diz a descrição da obra.