GAY BLOG BR by SCRUFF

Nesta segunda-feira (9), Erika Hilton (PSOL) assumiu a liderança da bancada do Partido Socialismo e Liberdade na Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo, onde ocupará a posição até o final de 2022. Primeira travesti a ser eleita pela capital paulista e a vereadora mais votada no país, ela agora será a primeira travesti a ocupar espaço de liderança partidária no Brasil. Com informações do site Uol.

Erika Hilton (Foto: Reprodução)

Quando fui eleita, costumavam me perguntar se eu não achava que poderia queimar pontes com setores mais amplos, conservadores, trazendo as pautas que são inerentes à minha existência: negritude, LGBTs, direitos humanos”, disse Erika.

A vereadora atualmente preside, pelo segundo ano consecutivo, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara. Através da nossa capacidade de articulação política ampla, conseguimos aprovar projetos importantíssimos que beneficiam toda cidade, presidir uma Comissão e uma CPI, algo inédito para um partido ideológico, como o PSOL, e para pessoas trans de todo Brasil”, afirma ela.

Se enganam os que reduzem as pautas de direitos humanos a pautas identitárias, menores, e os que esperam de mim uma atuação política nichada, segmentada. Chegamos na política para romper barreiras, interseccionar lutas e atuar em todas as áreas. Da saúde, educação, meio ambiente, transporte, administração pública, geração de emprego”, conclui Erika.

(Foto: Reprodução/ Instagram)

Erika nas eleições 2022

Em março deste ano, a vereadora Erika Hilton anunciou que irá concorrer à Câmara dos Deputados nas eleições de 2022. “Poderei ser a primeira travesti na história da Câmara dos Deputados e também a primeira deputada federal negra eleita pelo estado de São Paulo”, escreveu ela, em suas redes sociais.

Em entrevista ao GAY BLOG, em fevereiro deste ano, Erika já havia mencionado a possibilidade de concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. “Ah, eu acho [que tenho] uma resposta, mas que ainda não é uma resposta definitiva. Eu tenho recebido pressões dos mais diversos lugares. […] Talvez, haja sim Erika Hilton como candidata a deputada federal”, revelou a vereadora.

Ainda em conversa com o GAY BLOG, ela disse que o processo eleitoral de 2022 será difícil. “Eu preciso dizer que nós teremos um processo eleitoral muito duro, muito violento e é preciso cuidar, acolher e estar do lado dessas candidaturas dissidentes, digamos assim, porque será difícil pros grandões, quem dirá pra quem está disputando esse lugar agora, diante de tanto ódio”, pontuou Erika.

(Foto: Rafa Canoba)



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)