A Parlamento da Espanha aprovou, na última quinta-feira (22), o projeto de lei que permite que pessoas a partir dos 16 anos mudem de gênero livremente. A medida segue para o Senado, onde pode ser sancionada nas próximas semanas.

O projeto de lei foi aprovado com 188; 150 votaram contra e houveram sete abstenções. A “lei trans” faz parte de um dos projetos do Ministério da Igualdade da Espanha e deve garantir direitos para a comunidade LGBTQIA+ no país.
Segundo a ministra da Igualdade, Irene Montero, a nova lei “despatologiza as vidas trans e garante os direitos das pessoas trans”. Além disso, permite que qualquer pessoa a partir de 16 anos mude livremente o sexo designado em sua carteira de identidade, sem apresentar, por exemplo, um relatório médico atestando “disforia de gênero” ou prova de tratamento hormonal.
Também podem solicitar a alteração jovens com mais de 12 anos, porém, sob algumas condições ainda negociadas entre os deputados do governo espanhol. A Espanha pode tornar-se um dos poucos países que aprovaram a lei.

Já na Escócia, pessoas trans já podiam pedir o reconhecimento legal de gênero desde 2004 por um certificado oficial do governo, que não é obrigatório. A lei vigente, porém, também exigia um diagnóstico de disforia de gênero e provas de tratamento hormonal.
A mudança, aprovada também na última quinta-feira, determina que os requerentes à transição façam uma declaração vinculativa de que estão vivendo com o gênero identificado a pelo menos seis meses, para pessoas com 16 ou 17 anos; e três meses, para pessoas com mais de 18 anos.
Únete a nuestra comunidad de más de 15 millones de chicos
Encuentra exactamente los chicos que te gustan usando los filtros de búsqueda poderosos de SCRUFF. Hazte Embajador SCRUFF Venture para ayudar a los miembros que vienen de visita a tu ciudad. Busca una agenda actualizada de los mejores festivales, fiestas, orgullos y eventos gay. Aumenta tus posibilidades con SCRUFF Pro y desbloquea más de 30 funciones avanzadas. Baja la app SCRUFF aquí.
You must log in to post a comment.