GAY BLOG BR by SCRUFF

Quando entrou para o time de atendentes do McDonald’s, aos 17 anos, Hadassah Fogaça já se identificava como mulher trans, mas, por receio de como seria recebida no ambiente de trabalho, se apresentava como um homem gay. Com o passar do tempo, vieram oportunidades de crescimento dentro da rede, que a levaram à conquista de novos cargos, como Embaixadora da Experiência do Cliente e, mais recentemente, como Assistente Administrativa. “Quando soube que a rede tem um Comitê de Diversidade, me enchi de esperança e comecei a ver que barreiras estão sendo quebradas para as pessoas transexuais”, conta.

Foi quando ela tomou a iniciativa de procurar o departamento de RH da companhia para contar seu desejo de transicionar. “Fui tranquilizada e muito respeitada. Isso para mim foi muito importante”, lembra a funcionária, que então foi transferida para uma nova unidade da rede e iniciou o programa para transição de gênero oferecido pelo SUS. “Já cheguei no novo restaurante como Hadassah, então essa mudança de local fez toda a diferença. A minha gerente sempre foi muito respeitosa e tive todo o apoio da empresa, que me deu a flexibilidade de horário necessária para o processo”, diz.

Reprodução

A colaboradora também pôde contar com a orientação de uma psicóloga por meio do McAmigo, canal institucional que é oferecido de forma gratuita e confidencial para todos os funcionários e familiares da rede e engloba outras especialidades, como enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, pedagogos e advogados. “O acesso à informação nos faz enxergar que podemos chegar mais longe em nossas carreiras”, aponta Hadassah.

Rede Orgulho Arcos

Histórias como a de Hadassah passaram a ter mais visibilidade dentro da Arcos Dorados, franquia independente que opera os restaurantes McDonald’s em toda América Latina e Caribe, com a consolidação do primeiro grupo de afinidade LGBTQI+ da companhia, nomeado de Rede Orgulho Arcos.

O programa reúne uma equipe multidisciplinar formada por colaboradores de diversos setores e cargos para abordar os temas que permeiam a diversidade sexual e a identidade de gênero, com o objetivo principal de promover ainda mais a inclusão de pessoas que compõem o grupo e a empatia entre todos os funcionários.

Entre as metas ainda para 2021 está o reforço de treinamentos sobre diversidade para todos os colaboradores, com foco especial para as equipes dos restaurantes; a criação de uma certificação para restaurantes livres de discriminação e o lançamento de uma edição atualizada do Guia LGBTQI+ da rede, que traz diretrizes para a promoção de um ambiente de trabalho seguro e respeitoso.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.