GAY BLOG BR by SCRUFF

Para comemorar a Semana do Orgulho em Helsinque, na Finlândia, o Burger King lança a campanha “Love Conquers All” (O Amor Domina Tudo), mostrando um beijo na boca entre o mascote do Burger King e o do McDonald’s, Ronald McDonald.

Divulgação

Segundo a gerente de marca do Burger King Finlândia, Kaisa Kasila: “O Burger King sempre defendeu a igualdade, o amor e o direito de todos serem do jeito que são. O único caso em que pode não parecer assim é quando estamos brincando com nosso concorrente. Mas queremos ser claros – tudo decorre do respeito que temos por eles. E sabemos que o McDonald’s também representa os valores que defendemos”. 

A ação é fruto de uma parceria da agência TBMWA\Helsinki com a Virta. Já as imagens de ambos podem ser vistas em diversos locais da capital. “A ideia por trás da pintura surgiu do nosso desejo de celebrar o amor em todas as formas” – explicou Kasila.

Apesar do McDonald’s ter concordado com a brincadeira, as duas empresas não são parceiras na ação, a iniciativa partiu do marketing do Burger King.

Mascote do Burger King beija Ronald McDonald´s na Finlândia
Divulgação

COMO É SER GAY NA FINLÂNDIA?

O país aprovou o casamento homoafetivo no dia 1 de março de 2017, sendo que o registro de parceria entre casais do mesmo sexo era permitido desde 2002. Este último dava os mesmos direitos e responsabilidades do casamento heterossexual, exceto por ação de crianças e o direito de colocar o sobrenome do marido ou esposa.

Em 2009, o Parlamento fez uma revisão da lei permitindo que casais adotem filhos biológicos de seus parceiros. Já em 2017, com a aprovação da lei do casamento, o contrato de parceria permaneceu intacto e eles poderiam converter a união em casamento. A partir de então, os direitos passaram a ser exatamente os mesmos dos héteros, incluindo a adoção e a inclusão do nome.

Vale dizer que uma pesquisa realizada em 2019 concluiu que 76% dos finlandeses acham que o casamento entre pessoas do mesmo sexo deve ser permitido na Europa, enquanto 21%era contra e 3% não tinham uma opinião. Já uma outra pesquisa concluiu que 57% dos padres da Igreja Luterana casariam pessoas do mesmo sexo se fosse permitido.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".