GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: English Español

O dia 29 de janeiro, quando se celebra o Dia da Visibilidade Trans, será marcado por diversas atividades em Salvador, como palestras, encontros, ações e um presente especial para os jovens trans em situação de vulnerabilidade, que vão ganhar uma república, criada pela Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM). O local, a princípio, acolherá cinco jovens e terá toda estrutura para recebê-los e orientá-los para a continuidade dos estudos e encaminhamentos para o mercado de trabalho.

O encaminhamento e acompanhamento serão realizados pela equipe técnica do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia (CPDD-LGBT), que fará todo o processo de triagem para abrigar e acompanhar os acolhidos, que serão capacitados para o mercado de trabalho, e inclusão na rede regular de ensino. Além do acolhimento, a equipe fará a regulamentação da documentação para garantia do nome social.

Para padre Alfredo Dorea, responsável pela IBCM, este espaço será fundamental para atender a uma demanda que não é pequena em Salvador, que tem a necessidade de um espaço maior para atender as pessoas transexuais e travestis que são postas para fora de casa pela família, além da falta de oportunidade no mercado de trabalho.

“Esse é um ato de amor e necessário, pois é muito doloso saber que a nossa juventude trans vive a violência dentro dos seus lares, e em muitos casos, o abandono. É um trabalho de formiguinha, aos pouco vamos criando novos espaços. Este é o primeiro pontapé, e sem dúvidas outras oportunidades terão para abrigar mais jovens e inseri-los na escola e no mundo do trabalho”, conta Alfredo.

Padre Alfredo Dórea, responsável pela IBCM (Foto: Jefferson Peixoto)
Padre Alfredo Dórea, responsável pela IBCM (Foto: Jefferson Peixoto)

Para Renildo Barbosa, coordenador do CPDD-LGBT, a criação da república vem para somar na redução de danos na vida das pessoas transexuais e travestis.

“Não teríamos data melhor para essa iniciativa da IBCM em prol das pessoas transexuais e travestis em situação de vulnerabilidade com todo suporte as políticas socioassistenciais”, comemora Renildo.

A triagem para o acolhimento será realizada pelo corpo técnico do CPDD-LGBT, localizado na Rua do Tijolo, nº 8, Pelourinho – Salvador, Bahia.

This article is also available in: English Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

1 COMENTÁRIO