GAY BLOG BR by SCRUFF

A entrega das estatuetas da nona edição do Prêmio Bibi Ferreira, ocorreu na noite da última quarta-feira (21). A cerimônia foi marcada por manifestações políticas sutis e a vitória, pela primeira vez, de duas atrizes trans na premiação.

Marina Mathey (Foto: Andy Santana)

Indicada em duas categorias por seu trabalho em “Brenda Lee e o Palácio das Princesas“, do Núcleo Experimental, Marina Mathey foi a primeira artista trans a ganhar um Prêmio Bibi Ferreira. Ela levou o troféu de “Melhor Atriz Coadjuvante em Musicais”.

Obrigada às minhas irmãs por fazerem esse projeto ao meu lado. Esse prêmio é nosso. Obrigada a todas as minhas transcestrais, que abriram caminho pra poder estar aqui hoje sendo a primeira travesti a ganhar um prêmio no Bibi Ferreira“, afirmou Marina.

E ser a primeira é um troféu, mas também é uma denúncia e um chamado pra reflexão. A gente não quer mais continuar sendo as primeiras, a gente quer muitas. Muitas e cada vez mais. E é pra isso que a gente está fazendo esse espetáculo“, acrescentou a atriz.

Verónica Vallentino (Foto: Andy Santana)

Já segunda atriz trans a levar um troféu para casa foi Verónica Valenttino, na categoria “Revelação em Musicais”, também por seu papel “Brenda Lee e o Palácio das Princesas”. O espetáculo ainda venceu a categoria de “Melhor Roteiro Original em Musicais”, com Fernanda Maia.

Verónica e Marina concorriam ainda com a atriz e cantora Diva Menner, que estreou nos palcos no elenco de “Barnum – O Rei do Show”. Durante seu discurso, Verónica disse a sua vitória era por todas as pessoas trans. “Que loucura! Mas é isso! Por todas as nossas! Nós somos… aliás! Eu profetizo que nós éramos esses corpos que eram mortos. Hoje estamos vivas, estamos adentrando esses espaços“, afirmou.

E eu quero terminar com uma frase que ficou eternizada na boca de Bibi Ferreira, quando disse: ‘eles pensam que a maré vai e nunca volta. Até agora eles comandavam meu destino e eu fui. Fui recuando, recolhendo fúrias. Hoje eu sou onda solta! E tão forte quanto eles imaginam fraca. Quando virem invertida a correnteza, quero saber como resistem à surpresa. Quero ver como reagem à ressaca’“, finalizou Verónica, sendo ovacionada pela plateia.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)