A entrega das estatuetas da nona edição do Prêmio Bibi Ferreira, ocorreu na noite da última quarta-feira (21). A cerimônia foi marcada por manifestações políticas sutis e a vitória, pela primeira vez, de duas atrizes trans na premiação.

Indicada em duas categorias por seu trabalho em “Brenda Lee e o Palácio das Princesas“, do Núcleo Experimental, Marina Mathey foi a primeira artista trans a ganhar um Prêmio Bibi Ferreira. Ela levou o troféu de “Melhor Atriz Coadjuvante em Musicais”.
“Obrigada às minhas irmãs por fazerem esse projeto ao meu lado. Esse prêmio é nosso. Obrigada a todas as minhas transcestrais, que abriram caminho pra poder estar aqui hoje sendo a primeira travesti a ganhar um prêmio no Bibi Ferreira“, afirmou Marina.
“E ser a primeira é um troféu, mas também é uma denúncia e um chamado pra reflexão. A gente não quer mais continuar sendo as primeiras, a gente quer muitas. Muitas e cada vez mais. E é pra isso que a gente está fazendo esse espetáculo“, acrescentou a atriz.

Já segunda atriz trans a levar um troféu para casa foi Verónica Valenttino, na categoria “Revelação em Musicais”, também por seu papel “Brenda Lee e o Palácio das Princesas”. O espetáculo ainda venceu a categoria de “Melhor Roteiro Original em Musicais”, com Fernanda Maia.
Verónica e Marina concorriam ainda com a atriz e cantora Diva Menner, que estreou nos palcos no elenco de “Barnum – O Rei do Show”. Durante seu discurso, Verónica disse a sua vitória era por todas as pessoas trans. “Que loucura! Mas é isso! Por todas as nossas! Nós somos… aliás! Eu profetizo que nós éramos esses corpos que eram mortos. Hoje estamos vivas, estamos adentrando esses espaços“, afirmou.
“E eu quero terminar com uma frase que ficou eternizada na boca de Bibi Ferreira, quando disse: ‘eles pensam que a maré vai e nunca volta. Até agora eles comandavam meu destino e eu fui. Fui recuando, recolhendo fúrias. Hoje eu sou onda solta! E tão forte quanto eles imaginam fraca. Quando virem invertida a correnteza, quero saber como resistem à surpresa. Quero ver como reagem à ressaca’“, finalizou Verónica, sendo ovacionada pela plateia.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.