GAY BLOG BR by SCRUFF

A revista musical “Lyson Gaster no Borogodó” estreia no dia 20 de outubro, no Teatro Bibi Ferreira, uma nova montagem com coreografias de Ciro Barcelos (Dzi Croquetes).  A peça, que seguirá em temporada até 25 de novembro, homenageia a atriz e cantora nascida na Espanha e criada em Piracicaba (SP), Lyson Gaster, que se consagrou nas décadas de 1920 a 1948.

Lyson Gaster no Borogodó” (Foto: Silas H)

O espetáculo “Lyson Gaster no Borogodó” tem pesquisa de Maria Eugenia de Domenico, dramaturgia de Fábio Brandi Torres, direção e figurinos de Carlos ABC, produção e cenários de Marcos Thadeus e direção musical de Tato Fischer.

Com músicas ao vivo, a cargo de Tato Fischer ao piano e Henrique Vasques no acordeom e cajón, os atores interpretam canções como “Rua do Ouvidor”, “A Fantasia”, “No Rancho Fundo” e “Luar do Sertão”, enquanto apresentam cenas da vida da artista, trazendo à tona fatos importantes dos palcos brasileiros e resgatando parte da história cultural brasileira.

Lyson Gaster será vivida pela drag queen Alexia Twister. O elenco ainda conta com André KirmayrBruno ParisotoFábio BrasileFelipe CalixtoFelipe HidekyMarcos Thadeus e Tiago Mateus.

Alexia Twister como Lyson Gaster (Foto: Silas H)

É bem provável que o pessoal do teatro musical de hoje nunca tenha ouvido falar em Lyson Gaster. Para nossa sorte, dedicados pesquisadores do gênero conseguiram recuperar parte da memória cultural brasileira e direcionaram o foco nessa atriz que foi tão importante para a classe artística“, afirma Marcos Thadeus, que alimentava o desejo de montar um espetáculo sobre Lyson Gaster há mais de 20 anos.

Maria Eugenia é uma das pessoas nunca tinha ouvido falar em Lyson Gaster e, pesquisando, ficou impressionada com a relevância da artista no meio cultural da época. Em suas pesquisas, ela descobriu uma Lyson dramaturga também, que assinou  textos sozinha e com o segundo marido, Alfredo Viviani. “Tivemos sorte e conseguimos um dos últimos textos escritos por ela, ‘A Mimosa Roceira’, que tem trecho incluído na peça“, conta.

Ela era a estrela da companhia que tinha o seu nome, às vezes só Companhia Lyson Gaster, às vezes Companhia de Comédia Lyson Gaster“, acrescenta Maria Eugenia. “Imagine, naquela época não havia teatro nas cidades, a companhia montava os espetáculos em cinemas, que geralmente possuíam palcos. […] Foi absolutamente bem-sucedida, empregava as duas irmãs com os maridos e o irmão na companhia, numa composição familiar. Trabalhou por 30 anos, faleceu aos 74 e quando parou de trabalhar, tinha duas casas – uma no Rio de Janeiro, outra em Teresópolis“, relata a pesquisadora.

Lyson Gaster no Borogodó” (Foto: Silas H)

Serviço

O que: Lyson Gaster no Borogodó;
Quando: Nova temporada de 20/10/2022 a 25/11/2022 –  quintas e sextas-feiras, às 20h30;
Onde: Teatro Bibi Ferreira 0  Av. Brigadeiro  Luís Antônio, 931 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01317-001 São Paulo;
Ingressos: À venda no site Sympla aqui – R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia);
Sessões com libras: 27/10, 28/10 e 03/11 | Sessão com áudiodescrição: 04/11.

Sinopse

A montagem retrata a vida e a obra da atriz Lyson Gaster, nome artístico de Agostinha Belber Pastor, espanhola criada em Piracicaba, que com sua companhia de teatro de revista viajou o Brasil nos anos 20, 30 e 40 apresentando seus espetáculos. A proposta da revista musical é resgatar parte da história cultural do País. Oito atores em cena acompanhados de dois músicos se revezam nos papéis, nas coreografias e nas interpretações musicais.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)