O Museu de Arte do Rio (MAR) fechou, nesta sexta-feira (22), com o curador Gaudêncio Fideles a ida da exposição Queermuseu – Cartografias da diferença na arte da brasileira para o museu da Praça Mauá, no Rio de Janeiro.

A data ainda não foi marcada. A exposição é a mesma que causou polêmica ao ser exibida pelo Santander Cultural, em Porto Alegre, e que reúne mais de 270 obras com temática LGBT que percorrem o período histórico de meados do século XX até os dias de hoje, explorando a diversidade de expressão de gênero e a diferença na arte e na cultura.
A mostra foi cancelada na capital gaúcha após críticos a acusarem de “promover pedofilia e zoofilia”. A exposição foi aberta na metade de agosto, com entrada franca, e seguiria até 8 de outubro em Porto Alegre. O fim da mostra gerou protestos por parte de movimentos artísticos e sociais, que denunciaram o fechamento como censura.
Com informações da agência O Globo – Jornal do Comércio
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
[…] Municipal do Museu de Arte do Rio (Conmar) divulgou nesta terça-feira (3) que cancelou as negociações para trazer à cidade a exposição “Queermuseu”, após veto da Prefeitura do […]
[…] em decorrência da eventual lesão à liberdade de expressão artística com o cancelamento da Queermuseu após acusações de grupos conservadores de que as obras faziam apologia à pedofilia, zoofilia e […]