GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: Español

A Organização Social Diversa Arte e Cultura realiza no próximo feriado, no dia 16 de junho, quinta-feira, visitas guiadas pelo centro de São Paulo em celebração ao mês do Orgulho LGBTQIA+. Os passeios acontecem em três horários: 11h, 13h e às 15h, com concentração para o tour histórico no Largo do Arouche, em frente à tenda do British Council, ponto onde o público poderá tirar dúvidas sobre estudar no UK, o exame IELTS e ter o guia de turismo LGBTQIA+ feito pelo VisitBritain, que também pode ser acessado em www.visitbritain.com/loveisgreat.

O trajeto será realizado até o Hotel Selina, antigo hotel Bourbon, onde o público irá se deparar com o novo trabalho da artista britânica Annabel McCourt, chamado “More Love, Less Hate, Equals Life”, uma celebração à vida através de uma ideia lúdica que contém uma mensagem poderosa.

Annabel McCourt - Crédito: Rick Walker
Annabel McCourt – Crédito: Rick Walker

PROGRAMA PLURAL

A Diversa Arte e Cultura foi selecionada pelo British Council para fazer parte do Programa Plural, que tem como foco a população LGBTQIA+. Através do projeto Artists in Residence, a artista Annabel McCourt foi selecionada para participar de uma residência on-line com o objetivo desenvolver ideias, experimentar novas práticas e criar conexões. Annabel teve contato com a cultura brasileira, artistas e ativistas LGBT+ com a mediação da Diversa.

Na Semana do Orgulho LGBT+ de São Paulo, quando símbolos como o arco-íris demonstram apoio e subverte, sua responsabilidade coletiva em relação à violência praticada contra a população LGBT+, McCourt, com esta simples demonstração de espírito humano superando o ódio, deseja prestar homenagem às pessoas corajosas e pioneiras da comunidade LGBT+.

Annabel, uma mulher lésbica, cria no Hotel Selina uma instalação em que as pessoas se tornam parte da obra. Seu objetivo é enfrentar, por meio do discurso artístico, o ódio e a violência vividos pela comunidade LGBT+.

“Com a explosão de cores e atmosfera de festa e orgulho, é importante lembrar de onde viemos, como chegamos aqui e nunca dar nada como garantido. Há um longo caminho a percorrer para a igualdade”, comenta Annabel McCourt.

A instalação, com um fundo preto e branco, reflete por meio do seu aspecto sombrio as práticas de rainbow-washing vividas na sociedade. A expressão diz respeito ao esvaziamento das pautas LGBT+ em prol da comercialização de produtos, capitalizando questões e símbolos caros para a comunidade. É por meio dessa reflexão sobre a culpa coletiva e também de uma demonstração de afeto superando o ódio que McCourt presta homenagem aos corajosos pioneiros da comunidade LGBT+.

Durante a visita, os participantes conhecem fatos históricos e de resistência da população LGBT+, além de conhecer mais sobre os diversos espaços de convivência e interação emblemáticos da comunidade na região central da cidade.

Serviço:

Tour Histórico LGBTI+ e Instalação Annabel McCourt
Dia 16 de junho, quinta-feira, às 11h00, 13h00 e às 15h00
Local: Largo do Arouche, em frente à tenda do British Council.
Duração: até 60 minutos
Classificação: Livre
Valor do ingresso: Entrada Gratuita.

Sobre a Diversa, Arte e Cultura

Organização Social criada, mantida e gerida por pessoas LGBTI+. Sua principal missão é preservar a memória da população LGBTI+ através de práticas colaborativas e processos participativos. Ao longo de quase 10 anos de existência constituiu um acervo com mais de 60 mil itens de diversas tipologias, doados pela própria comunidade.

A Diversa também promove ações e atividades para valorizar e visibilizar a arte e a cultura LGBTI+, como a Feira de Arte Queer, voltada para a economia criativa e a renda de artistas LGBTI+, a Mostra Diversa que apresenta novos artistas LGBTI+ e o Museu Lusófono da Diversidade Sexual com a participação de entidades de todos os países de língua portuguesa.




This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.