Conheça a ~exuberante~ arte homoerótica do mexicano Carlos Radriguez

Especialmente neste mês de Orgulho, o artista Carlos Radriguez desembarca pela primeira vez no país para uma série de atividades

A partir de 20 de junho, o Cartel 011 recebe o trabalho do artista mexicano Carlos Radriguez. A exposição intitulada “O Jardim” conta com dez quadros pintados a óleo, além de serigrafias inéditas que ficarão expostas no mural do espaço, localizado em Pinheiros. O trabalho, com curadoria e expografia de Bebel Abreu, é inspirado no quadro “O Jardim das Delícias Terrenas” pintado por Hieronymus Bosch em 1504.

Cartel011 recebe exposição do artista mexicano Carlos Radriguez
Cartel011 recebe exposição do artista mexicano Carlos Radriguez. Foto: divulgação
Cartel011 recebe exposição do artista mexicano Carlos Radriguez. Foto: divulgação

Conhecido por abordar o erotismo e sexualidade LGBTQ em suas obras de forma irreverente e com corpos de homens fora do padrão, Carlos Radriguez traz sua exposição ao Brasil da maneira como enxerga o país: exuberante, livre e tropical.

Para o artista é importante falar sobre o tema por conta do cenário atual: “Acho fundamental ocuparmos os espaços de narrativas com arte e mensagens de resistência e de amor, de empatia e beleza, de liberdade e respeito”.

Radriguez também justifica a escolha do erotismo como temática de suas obras: “Um corpo nu também pode ser uma posição política e social e o impulso sexual também pode ser um gatilho para um trabalho criativo. Tocar nestas questões também está tocando a censura, a vulnerabilidade e os preconceitos de uma sociedade que se assusta para reconhecer e aceitar o que é diferente”.

LGBTQ
La Danza. Foto: divulgação

Durante a abertura da exposição, às 19 horas, o artista fará uma live painting para a finalização de um grande mural do Cartel011 que complementa a exposição. Este mural será executado em carvão e terá a mesma linguagem de desenho usada na publicação a ser apresentada, fazendo uma conexão entre o processo de trabalho e o resultado final da obra do artista, representada pelas pinturas e serigrafias.

Durante o período da exposição, haverá uma Pop Up Store para a venda de produtos como serigrafias (a partir de R$ 400,00), pôsteres, pins, cuecas, além de uma camiseta exclusiva de uma collab com a Cartel 011 e o livro “O Jardim”, que são os estudos feitos para a exposição, porém trabalhados de outra maneira (traço e cor digital).

“Conheci o trabalho do Radriguez através de uma newsletter maravilhosa chamada NUsleDEr, de Rodrigo Turra, e foi amor à primeira vista – em pouco tempo começamos a conversar e logo começamos a publicar seu trabalho no Brasil. A conexão que ele faz com “O Jardim das Delícias Terrenas”, do pintor holandês Hieronymous Bosch, não poderia ser mais atual. Imagino qual será a reação das pessoas por aqui, mais de 500 anos depois”, declara a curadora Bebel Abreu.

No dia 22, véspera da Parada LGBT+ de São Paulo (considerada uma das maiores do mundo), Carlos Radriguez será o responsável por pintar a fachada da loja El Cabritón, na Rua Augusta, a partir das 14h.

SERVIÇO
Exposição “O Jardim”, de Carlos Radriguez (México)
Curadoria: Bebel Abreu
Abertura: 20/06/2019 das 19h às 23h/Término: 07/07/2019
Drinks de boas vindas: Carajillo (oferecimento: Licor 43) e Mezcal
Produção: Bebel Books e Mandacaru
Cartel 011
Endereço: Rua Artur de Azevedo, 517, Pinheiros, São Paulo
https://www.cartel011.com.br/