GAY BLOG BR by SCRUFF

No próximo mês estreia a peça “Escória” no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, no Rio de Janeiro. O espetáculo fará uma curta temporada nos dias 22, 23 e 24 de julho. Livremente inspirada no universo literário underground e a partir de pesquisas em fatos contemporâneos, a montagem se apresenta como uma jaula, onde homens são observados como animais.

Em cena, três presos por crimes contra a comunidade LGBTQIA+ estão trancados na mesma cela. Cigano matou e aguarda julgamento, certo de sua condenação perpétua. Os outros dois são condenados por roubo e golpes de extorsão. Seus atos ilícitos e criminosos são passados a limpo, como um fetiche em forma de tortura. 

“Escória” (Foto: Bianca Oliveira/ Divulgação)

O espetáculo se propõe a trazer reflexões sobre a “homofobia internalizada” e homens gays que performam, agem e se relacionam de forma tóxica alegando masculinidade. Além disso, a peça investiga as razões de homens gays se digladiarem e ao mesmo tempo desejarem. “Escória” cumpre a função enquanto forma de manifestação crítica: delatando, alertando a sociedade brasileira no que se refere, em especial, aos crimes de homofobia.

Na peça, esses três homens são colocados em julgamento pelos seus atos criminosos. Enjaulados, seus atos violentos são destrinchados, revirados e apontados através de lembranças e atitudes que se escondem atrás de um estereótipo másculo. “Escória” foi construído a partir de processos de pesquisa cênica e psicológica, experimentos de ensaios físicos.

“Escoria” tem direção de Marcello Caridade e direção de atores de Eduardo Gama. Já a direção de movimentos e coreografias é de Amaury Lorenzo com Marcos Quintanilha, Rafael Fiuzza, Victor Damianni e Diego Reishoffer.

“Escória” (Foto: Bianca Oliveira/ Divulgação)

Serviço

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer | Rua Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n Centro – Niterói;
Datas: 22 a 24 de julho de 2022 – Sexta e Sábado às 20h Domingo às 19h;
Duração: 75min;
Ingressos aqui – R$ 40 (inteira) R$ 20 (estudantes, idosos e promoções) Classificação etária: aconselhável para maiores de 18 anos (contém cenas de violência, nudez e simulação sexual, e uso de drogas ilícitas).

“Escória”(Foto: Bianca Oliveira/ Divulgação)



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)