GAY BLOG BR by SCRUFF

Entre 2 de julho e 4 de setembro, o espetáculo “A Vela” estará em cartaz no Teatro Uol, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo (SP). A peça conta a história de um pai que expulsa o filho de casa por não aceitar a sua orientação sexual. Após 20 anos eles se reencontram – o filho, agora, é uma drag queen e eles têm o tempo de uma vela se consumir para acertarem as diferenças.

Escrito por Raphael Gama e com direção de Elias Andreato, “A Vela” traz os atores Herson Capri Leandro Luna, interpretando pai e filho, respectivamente. No espetáculo, o professor aposentado Gracindo (Herson Capri), decide morar em um asilo, depois de ficar sozinho após o falecimento de sua esposa e romper relações com o filho.

Herson Capri interpreta pai de drag queen na peça “A Vela”
Herson Capri interpreta pai de drag queen na peça “A Vela”

Prestes a se mudar, Gracindo precisa empacotar suas coisas e acaba revirando seu passado. A falta de luz obriga o professor a usar uma vela. Sem esperar, quem chega para a mudança é Cadú, agora Emma Bovary (Leandro Lima) – seu filho drag queen que retorna para tentar as pazes com o pai e entender o que fez um homem tão culto agir de forma tão violenta.

Para a construção do texto de “A Vela”, o autor buscou escrever o quanto a incompreensão familiar afeta as escolhas de vidas das drag queens. “[…]. Conheço pessoas que foram expulsas de casa e o fato dessa comunidade seguir sendo tão negligenciada e odiada, mesmo em meio à tanta informação, me fez querer falar do assunto no ambiente familiar e sobre a importância do diálogo como ferramenta de cura”, explica ele.

Segundo o diretor da peça, a história é contada com delicadeza, para que o espectador possa se identificar com os personagens. “O nosso objetivo é mergulhar numa relação verdadeiramente teatral e humana. O teatro sempre será a arena necessária para debater todas as formas de preconceitos”, explica Andreato.

“A Vela” é permeada por trechos de famosos escritores e pensadores, como Carpenters, Edith Piaf e Dalva de Oliveira. O drama, vivido entre pai e filho, pretende aproximar os espectadores de temáticas sensíveis e discutir as relações humanas e os preconceitos instaurados na estrutura social e familiar.

Leando Luna intepreta a drag queen Emma Bovary e Herson Capri o seu pai, Gracindo (Divulgação/ Caio Gallucci).

Serviço

Espetáculo “A Vela”

Quando: Temporada de 2 de julho a 4 de setembro de 2022;
Onde: Teatro Uol, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo (SP).
Horário: Sempre às sextas-feiras 21h, sábados e domingos 20h;
Ingressos aqui.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

1 COMENTÁRIO