This article is also available in: Español

GAY BLOG BR by SCRUFF

O documentário “Welcome to Chechnya”, que explora a perseguição de gays na Rússia,  acaba de ganhar um trailer e um pôster. Este é uma obra do premiado escritor e diretor David France – indicado ao Oscar por “How to Survive a Plague”,

O longa, que conquistou três prêmios no Festival Internacional de Cinema de Berlim, uma estatueta no Festival de Cinema de Sundance e o prêmio do público de Melhor Documentário Internacional da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, estreia nas plataformas de streaming em 20 de novembro.

O documentário traz à tona uma crise humanitária em curso na república russa da Chechênia, a partir de um grupo de ativistas que arriscam suas vidas para resgatar vítimas da brutal campanha governamental que persegue, aprisiona, tortura e mata pessoas da comunidade LBTQIA+.

Para garantir a proteção da identidade das vítimas, mas sem perder a verdade emocional de suas experiências, os realizadores fizeram uso de inteligência artificial e deep learning machine, como um DeepFake que, ao invés de manipular a imagem de alguém, permite que as vítimas deste terror falem suas verdades usando o rosto de outra pessoa. As vozes também foram alteradas e pseudônimos adotados.

Documentário que denuncia perseguição de gays na Chechênia ganha trailer
Reprodução

Mantendo o compromisso de manter o anonimato, “Welcome to Chechnya” expõe atrocidades que muitas vezes são subnotificadas, num ambiente de perseguição, preconceito e ódio.

“Em meu trabalho como jornalista e escritor ao longo de muitos anos, concentrei-me nas histórias de pessoas que a sociedade empurrou para a margem: os desprezados, os ignorados, os odiados”, conta o diretor. Neste longa, ele acompanha seres humanos comuns que fazem algo extraordinário. “Faço a pergunta que há muito me intriga: o que faz uma pessoa assumir enormes riscos e responsabilidades por outros? Em outras palavras, o que é preciso para ser um herói?”, finaliza.

Welcome to Chechnya” estará disponível para compra e locação nas plataformas Claro Now, Vivo Play, iTunes / Apple TV e Sky Play, e apenas para compra no Google Play e YouTube Filmes.

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".