O ator Luis Lobianco,38, falou ao jornal Extra sobre seu primeiro protagonista no cinema, numa comédia que discute homofobia, e disse achar que já perdeu dinheiro deixando de fazer publicidade por ter se declarado gay. Lobianco é casado com o pianista Lúcio Zandonadi.

GAY BLOG BR by SCRUFF

“Sou muito reservado, mas nunca tive problema em falar sobre isso (sua orientação sexual). A gente (os LGBTQIA+) precisa naturalizar a nossa presença em todos os espaços. Somos médicos, advogados, políticos, atores que as pessoas gostam de ver nas novelas beijando pessoas do mesmo sexo ou não. Faço parte de uma geração que assumiu essa responsabilidade e corre riscos. Acho até que já perdi muita publicidade por falar sobre mim abertamente, afirmou o ator.

Lobianco (esq.) e o marido, Lúcio/ Reprodução

No filme “Carlinhos & Carlão” (Amazon Vídeo), o ator se desdobra em ambos os personagens, que são extremos opostos, mas coexistem sob a mesma pele. De dia, é o machista grosseirão, que faz piadinhas homofóbicas com os “parças” do futebol. À noite, o gay simpático, que todo mundo quer por perto.

No longa-metragem, Carlão compra um armário novo. Já em casa, percebe uma luz diferente dentro do móvel. Quando abre sua porta, é empurrado para dentro por um alter ego drag queen de Evaristo (Luis Miranda), o vendedor da loja, que ele destratou. Aí, quem sai de lá é Carlinhos, personificação de tudo o que o brutamonte ataca. No dia seguinte, Carlão não se lembra de nada que aprontou com sua versão leve e bem-humorada.

Lobianco sofre ataques homofóbicos nas redes

Há dois anos, quando estava em evidência no horário nobre da Globo interpretando o carismático Clóvis da novela “Segundo sol”, o ator se afirmou gay. E, desde que “saiu do armário” aos olhos do grande público, os ataques homofóbicos têm sido frequentes nas redes sociais de Lobianco. “Denunciem, por favor. Ando exausto”, desabafou o carioca no Instagram, em junho último, depois de ler ofensas em foto e vídeo seus com o marido.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.