GAY BLOG BR by SCRUFF

Fundado há mais de 30 anos por Charles Leslie e Fritz Lohman, o Leslie-Lohman Museum of Gay and Lesbian Art, de Nova York, possui uma coleção com mais de 30 mil objetos de Queer Art de diversas épocas e lugares. O museu/fundação possui obras tanto de artistas consagrados quanto de outros menos conhecidos e conta com seções temáticas como a epidemia de Aids nos anos 1980.

foto
Leslie Lohman Museum – crédito: reprodução

Muito mais do que arte, o museu revela um recorte histórico da comunidade queer ao longo de décadas, em que podemos ver a evolução do movimento LGBTQIA+, muito antes da sigla existir.

foto
Tiona Nekkia McClodden – Reprodução

A ideia em fazer um espaço destinado à comunidade LGBTQIA+ veio logo após a rebelião de Stonewall, quando a dupla percebeu a importância de expor trabalhos de artistas da comunidade em um apartamento no Soho, no ano de 1969.

Leslie Lohman Museum - crédito: reprodução
Leslie Lohman Museum – Reprodução

Enquanto o projeto do museu estava apenas no imaginário, Leslie e Lohman recolheram uma grande quantidade obras de vários artistas que morreram por complicações provocadas pela Aids no ápice da epidemia e tiveram seus pertences descartados no lixo por suas respectivas famílias.

foto
Leslie Lohman Museum – crédito: reprodução

Diante de tanta arte acumulada, em 1987, decidiram organizar os trabalhos para que dessa forma pudessem transformar a coleção em uma fundação. Já naquela época, o preconceito era grande com a comunidade LGBTQIA+, levando em torno de cinco anos para serem reconhecidos como fundação. Eles também tiveram que lidar com as reclamações de vizinhos que eram contra o espaço e também com a discriminação da polícia e demais autoridades. No entanto, não desistiram. 

O reconhecimento e credenciamento oficial como museu só veio em 2016 e, atualmente, o Museu Leslie-Lohman é membro da Aliança Americana de Museus (AMM). A instituição é financiada por doações e outras fundações, bem como um programa de adesão. A Fundação expande seu acervo principalmente por meio de doações de artistas e colecionadores.

Hoje, o museu mantém uma coleção permanente na qual apresenta obras de artistas como Berenice Abbott, Abel Azcona, David Hockney, Ingo Swann, Catherine Opie, Andy Warhol, Tom of Finland, Delmas Howe, Jean Cocteau, David Wojnarowicz, Robert Mapplethorpe, George Platt Lynes, Horst, Duncan Grant, James Bidgood, Duane Michals, Charles Demuth, Don Bachardy, Átila Richard Lukacs, Jim French, Vulcão Del LaGrace, Paul Thek, Peter Hujar, Arthur Tress e muitos outros.

foto
Leslie Lohman Museum – crédito: reprodução

PARA VISITAR

Leslie-Lohman Museum of Art
26 Wooster Street
New York – NY – Estados Unidos
Telefone: +1 212-431-2609
Instagram: @leslielohmanmuseum
https://leslielohman.org/
Email: info@leslielohman.org

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.