GAY BLOG BR by SCRUFF

Textos cruéis demais – Quando o amor te vira pelo avesso“, adaptação para os palcos do livro “Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente“, de Igor Pires, estreia no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, nesta sexta-feira (03). A peça, escrita e dirigida por Carlos Jardim, conta a história de Pedro (Edmundo Vitor) que tenta se reerguer após o término de seu tórrido relacionamento com Fábio (Felipe Barreto).

“Textos cruéis demais – Quando o amor te vira pelo avesso” (Foto: Carlos Costa)

Li uma reportagem sobre o livro e achei muito interessante que um jovem de 20 e poucos anos tivesse escrito histórias de amor tão intensas e ainda em forma de poesia. Logo percebi a força daqueles sentimentos, e como isso poderia ficar forte no palco“, relembra Carlos Jardim, que estreia na direção teatral.

Ainda que a história contada na peça seja um retrato dos relacionamentos atuais da juventude, os sentimentos que movem Pedro são absolutamente atemporais. Devastado com o término de um tórrido e turbulento relacionamento, ele relembra seus momentos com Fábio e compartilha uma série de confissões, dores, reflexões e lembranças com a plateia. Em alguns momentos, empunha o violão e também apresenta canções inéditas, compostas especialmente para o espetáculo.

Quando Jardim leu o livro, percebeu que o texto era muito sonoro, e logo veio a ideia de ter música na peça. As composições são uma parceria dele com Liliane Secco, conhecida musicista e também muito presente no universo teatral. Igor Pires entra como parceiro em duas músicas. Como frisa o diretor, a atual montagem não é um musical, mas uma peça com música, em que os números ajudam a contar mais sobre os personagens e suas emoções.

“Textos cruéis demais – Quando o amor te vira pelo avesso” (Foto: Carlos Costa)

Uma das grandes diferenças será a presença do ex-namorado do personagem em cena. “O livro me pareceu um grande desabafo do Igor depois de ser deixado pelo namorado. Mas só o Igor tem voz na narrativa. Fiquei imaginando quem seria a pessoa que motivou tanta dor e tantos poemas lindos! Criei então o outro personagem, que não existe no livro”, conta o diretor, que ressalta a importância de se contar uma história homoafetiva depois de todo o período de avanço do conservadorismo no país.

“Existe uma necessidade de que histórias de amor como esta sejam contadas, especialmente porque o público pode se relacionar em um lugar comum, e acredito que o livro e o espetáculo proporcionarão tamanha identificação”, acrescenta autor do livro. Depois de vender 500 milhões de exemplares de “Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente”, Igor está lançando o quinto volume da série ao mesmo tempo em que sua primeira história chega aos palcos.

“Textos cruéis demais – Quando o amor te vira pelo avesso” (Foto: Carlos Costa)

Serviço

O que: Espetáculo “Textos Cruéis Demais – Quando o amor te vira pelo avesso”;
Onde:
Teatro Sérgio Cardoso;
Quando: De 3 a 26 de março (Dias 3, 4 e 5 / 10, 11 e 12 / 17, 18 e 19 / 24, 25 e 26), às 19h;
Ingressos: R$50 (inteira) | R$25 (meia-entrada). Ingressos através do sistema Sympla.
Duração: 60 minutos;
Capacidade: 143 lugares + 6 espaços de cadeirantes;
Classificação: 16 anos.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.