Na próxima sexta-feira (10), a partir das 18h, o jornalista e apresentador Marcelo Cosme lança seu livro “Talvez você seja – Desconstruindo a homofobia que você nem sabe que tem” em sessão de autógrafos, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (RJ).
Nascido na cidade de Rio Grande (RS), Cosme é jornalista formado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e, por anos, trabalhou cobrindo política em Brasília. O apresentador do “Em pauta”, da GloboNews, virou notícia ao falar de seu noivo, Frankel Brandão, em rede nacional. Segundo ele, esse foi um dos motivos para escrever o seu livro de estreia, lançado pela Editora Planeta.

Em “Talvez você seja…”, o jornalista gaúcho convida o leitor a uma reflexão sobre o comportamento preconceituoso que muitas pessoas têm sem nem se dar conta: “Quero te mostrar que nós, LGBTQIA+, estamos aí espalhados, somos o que quisermos ser. E que ‘Talvez você seja’ não mais um de nós, mas preconceituoso e não saiba”, diz a introdução.
O livro, que foi escrito em tom de reportagem, traz narrativas pessoais de Cosme, como relatos de sua infância e, quando já adulto, beijou um homem pela primeira vez. Além disso, a conversa com a família sobre sua sexualidade e o comentário que fez em rede nacional sobre o seu namorado, atual noivo.

“Só quando saí do Rio Grande do Sul e fui morar sozinho em Brasília é que tive a coragem de começar a ser eu. Longe da família parecia ser mais fácil. Perceba que este é um comportamento comum: o LGBTQIA+ se afasta da família para poder experimentar, se descobrir, desvendar seus próprios caminhos. E longe de qualquer julgamento imediato, pensamos que vai ser fácil. Mas não é”, diz Cosme em um dos trechos do livro.
Entre os relatos em primeira pessoa, “Talvez você seja…” também traz depoimentos de diversos personagens da comunidade LGBTQIA+ e entrevistas inéditas com psicólogos, especialistas e personalidades públicas, como o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e a vereadora de São Paulo, Erika Hilton. Cosme também apresenta dados de pesquisas sobre a temática e um glossário com os principais termos associados a este universo.
Serviço
• O que? Lançamento e sessão de autógrafos do livro “Talvez você seja – Desconstruindo a homofobia que você nem sabe que tem”, de Marcelo Cosme;
• Quando? Sexta-feira (10), a partir das 18h;
• Onde? Livraria da Travessa do Shopping Leblon.
Título: Talvez você seja – Desconstruindo a homofobia que você nem sabe que tem
Autor: Marcelo Cosme
Páginas: 208
Preço livro físico: R$ 44,90
Editora Planeta

Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.