GAY BLOG BR by SCRUFF

Uma das figuras mais singulares da música e da cultura brasileiras, Ney Matogrosso será homenageado pela produtora Paris Cultural no musical “Ney Matogrosso – Homem com H, que estreia no dia 9 de setembro, no 033 Rooftop, do Teatro Santander,  em São Paulo.

O espetáculo tem texto de Emilio Boechat e Marilia Toledo, que assina também a direção ao lado de Fernanda Chamma, e direção musical de Daniel Rocha. O ator escolhido para viver o homenageado, após um processo de audições, é Renan Mattos. Também estão no elenco Vinícius Loyola (no papel de Cazuza) e Hellen de Castro (Rita Lee). 

Renan Mattos como Ney Matogrosso (Foto: Tiago Moraes/ @606produtora)

De acordo com a diretora e autora do musical, a ideia surgiu depois que ela soube que seus sócios Marcio Fraccaroli e Sandi Adamiu tinham adquirido os direitos para realizar um longa-metragem sobre a vida do artista. “Eu logo pedi para que eles também adquirissem os direitos para levar a história para o teatro. Tivemos um almoço com o Ney, quando pudemos compartilhar com ele nossa visão sobre esse espetáculo musical“, revela Marília.

Ney é um artista único, com uma visão cênica impressionante. Ele cuida de todas as etapas de sua performance. Além da escolha de repertório e banda, pensa no figurino, na iluminação, na direção geral.  E, quando está em cena, transforma-se em diferentes personagens. Ele nunca estudou dança e, quando o vemos em cena, parece que nasceu sabendo dançar. Mas ele jamais se coreografa. É sempre um movimento livre“, acrescenta a encenadora. 

(Foto: Tiago Moraes/ @606produtora)

Já para o ator Renan Mattos, será extremamente desafiador interpretar uma figura tão importante para como Ney Matogrosso. “O Ney é um ser camaleônico, tem um lado íntimo reservado, mas ao mesmo tempo é catártico no palco e apresenta um leque de personas a cada música. Cada uma dessas personas tem algo de místico, de misterioso, de selvagem, um ser ‘híbrido’ como definido por muitos, indecifrável”, pontua ele.

Então eu não me sinto interpretando o Ney e sim pedindo licença e pegando emprestado tudo aquilo que ele transformou na música e na vida das pessoas, todos os caminhos que ele abriu para pessoas e artistas como eu e isso é muito significativo“, comenta o ator.

Para contar essa história, Marilia e Boechat mergulharam nas três biografias já publicadas sobre Ney Matogrosso, além de matérias jornalísticas, vídeos e o próprio artista. “Com a ajuda do próprio Ney, tentamos ser fiéis aos fatos mais importantes de sua vida privada e profissional, mas com a liberdade lúdica que o teatro pede“, revela a diretora.

Além da própria trajetória do artista, o musical discute também discute a liberdade. “Ney combateu a ditadura não com palavras, mas com sua atitude cênica, entrando maquiado e praticamente nu no palco e na televisão, na época de maior censura que o país já viveu. As ambiguidades que ele sempre trouxe para o público foram pauta na década de 70 e permanecem em pauta até os dias de hoje. Ele também sempre foi adepto do amor livre e deixou clara a sua bisexualidade desde o início“, destaca Marilia.

(Foto: Tiago Moraes/ @606produtora)

Serviço

NEY MATOGROSSO – HOMEM COM H

Temporada: 9 de setembro 30 de outubro de 2022;
Sessões: sextas-feiras às 20h30, sábados às 15h30 e às 20h30, Domingo 15h30 e 20h;
Duração do espetáculo: 2 h (com 15 minutos de intervalo);
Local: 033 Rooftop (cobertura do Teatro Santander);
Capacidade: 313 lugares;
Ingressos disponíveis no site Sympla aqui.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)