GAY BLOG BR by SCRUFF

No próximo dia 30 de outubro, estreia no Espaço Revista o primeiro espetáculo do projeto “Conexão São Paulo → Pernambuco”, trilogia de peças dirigida por Kleber Montanheiro. O espetáculo “Nossos Ossos”, do romance homônimo de Marcelino Freire,  tem como cenário o submundo da noite paulistana. A peça conta a saga do dramaturgo premiado Heleno para fazer as honras fúnebres a um garoto de programa, Cícero, brutalmente assassinado nas ruas de São Paulo. 

Em “Nossos Ossos”, a Cia da Revista partiu do primeiro romance do premiado autor pernambucano Marcelino Freire para a construção do espetáculo, a partir de múltiplas linguagens. A peça tem dramaturgia de Daniel Veiga e música original de Isabela Moraes. Os figurinos são assinados por Marcos Valadão, luz de Gabriele Souza, direção musical e arranjos de Marco França.

(Foto: Cleber Correa)

O espetáculo será realizado simultaneamente na versão presencial, com 24 pessoas por sessão, e na versão online. No teatro, o público assiste à peça em cabines de peep show, isoladas. Além de trazer segurança para o público e atores na retomada do teatro presencial, a ideia é que o espectador sinta-se como estivesse em uma cabine de um sex shop secreto.

Já a versão online é reduzida e ao vivo. O câmera-man entra como personagem e filma as cenas com seu celular. Dessa forma, o espetáculo atinge um público ainda maior, que pode ver o espetáculo de casa ou do seu computador.  De acordo com a organização, uma ação complementa a outra, não invalidando nenhuma das experiências.

“Nossos Ossos é significativo pois discute vários pontos a partir da existência humana, no caráter social, moral e político: a solidão, a falta de oportunidades, a arte, as relações não aprofundadas, a desigualdade; num mundo onde as relações a cada dia se tornam cada vez mais virtuais, Nossos Ossos é um grito poético e visceral do ser humano que clama por vida real”, comenta Kleber Montanheiro.

Cezar Rocafi e Vitor Vieira (Foto: Cleber Correa)

Com um formato atemporal, a peça reúne personagens da década de 80 até hoje, em um povoado de pessoas que habitam e habitaram as ruas de São Paulo – corpos  à beira da marginalização e da violência que assombra a cidade. O dramaturgo Daniel Veiga explorou esse submundo, colocando em discussão as relações de caráter público e privado.

O elenco de “Nossos Ossos” é formado por pelos atores Vitor Vieira, Aivan, Evas Carretero, Demian Pinto, João Victor Silva e Cezar RocafiA trilogia de peças dirigida por Kleber Montanheiro segue com “Tatuagem”, versão teatral do filme de Hilton Lacerda, que estreia em 2022. O terceiro e último espetáculo será a peça comemorativa de 25 anos da Cia, ainda em definição, prevista para o segundo semestre de 2022.

(Foto: Cleber Correa)

Serviço:

Temporada: De 30/10 a 12/12
Duração: 70 minutos
Faixa etária: a partir de 14 anos
Lotação: De 12 a 24 pessoas (pessoas juntas na mesma cabine ou individual)
Entrada: mediante apresentação de carteirinha com pelo menos 1 dose.
Valor dos Ingressos 40,00 inteira e 20,00 meia (Cada ingresso garante 1 cabine, ou seja 2 lugares.) Pelo Sympla.
Quando: Sábados e domingo às 19h. Sessões extras de sábados as 21h30
Sessões do dia 30, gratuitas.

Sinopse: Tendo como cenário o submundo da noite de São Paulo, “Nossos ossos” é uma fábula visceral sobre a proximidade entre o amor e a morte: cada capítulo é associado a uma parte do esqueleto humano. O protagonista é Heleno, dramaturgo que resgata no necrotério o corpo de um michê e se impõe a missão de levá-lo até Poço do Boi, em Pernambuco. Durante os preparativos para a estranha aventura, ele relembra a própria história, da infância mirrada e pobre no sertão ao sucesso na metrópole paulistana. Na prosa poética de Marcelino Freire, uma fábula macabra sobre a proximidade entre amor e morte.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

1 COMENTÁRIO