GAY BLOG BR by SCRUFF

As atrizes Verónica Valenttino, Marina Mathey e Diva Menner são as primeiras artistas trans na história dos musicais brasileiros a serem indicadas nas mais importantes categorias da  maior premiação do teatro musical do país: o Prêmio Bibi Ferreira.

Verónica Valenttino como Brenda Lee em “Brenda Lee e o Palácio das Princesas?” (Foto: Ronaldo Gutierrez)

Verónica, que está em cartaz com a peça “Brenda Lee e o Palácio das Princesas”, em São Paulo, concorre a “Melhor Atriz” com Claudia Raia (Conserto Para Dois, O Musical), Marisa Orth (A Família Addams), Karin Hills (Dona Summer Musical), Carol Costa (Chicago) e Andrezza Massei (Sweeney Todd).

“Brenda Lee e o Palácio das Princesas” também rendeu indicação para Marina, na categoria de “Melhor Atriz Coadjuvante”. Giulia Nadruz (Barnum – O Rei do Show), Kiara Sasso (Barnum – O Rei do Show),  Lilian Valeska (Chicago),  e Pamela Rossini (A Família Addams) disputam também estão na disputa.

Marina Mathey (Foto: Ale Catan)

Já Diva Menner concorre  a “Revelação em Musicais”, por sua participação em “Barnum – O Rei do Show”. Ao lado dela, também disputam a  categoria Marina Mathey e Verónica Valenttino, por “Brenda Lee e o Palácio das Princesas”, Cleomácio Inácio (Tatuagem) e Dennis Pinheiro (Sweeney Todd).

Além das indicações das atrizes, “Brenda Lee e o Palácio das Princesas” concorre as categorias de “Melhor Musical” e “Melhor Musical Brasileiro”. A produção do Núcleo Experimental conta a o espetáculo conta a história da travesti Caetana, também conhecida como Brenda Lee, que se tornou um marco na luta por direitos LGBTQIA+ no Brasil.

Diva Menner interpreta Joice Heth, a mulher mais velha do mundo, em “Barnum – O Rei do Show” (Iwi Onodera / UOL)

Prêmio Bibi Ferreira

Criada em 2011, a primeira premiação exclusiva de teatro musical do Brasil, leva o nome da grande diva dos palcos, Bibi Ferreira. O prêmio foi concebido a partir da troca de informações entre a Marcenaria de Cultura com a Broadway League e American Wings, responsáveis pelo Prêmio Tony, e a Sociedade Teatral de Londres, responsável pelo Prêmio Olivier.

Desde 2018, o Prêmio Bibi Ferreira passou a celebrar o teatro de prosa. A cada ano, a premiação se fortalece, sendo considerado pela imprensa e público a mais importante do país. Em 2022, o evento acontece no próximo mês, no 21 de setembro, no Teatro Santander, na capital paulista.

Bibi Ferreira morreu em 2019, aos 96 anos (Foto: Reprodução)



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)