GAY BLOG BR by SCRUFF

O jogo entre as seleções de Portugal e Uruguai, na última quarta-feira (28), foi interrompido após uma invasão no gramado. Na ocasião, um homem com uma bandeira LGBTQIA+, entrou no campo aos cinco minutos do segundo tempo, no jogo pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.

Homem invade o campo no jogo de Portugal x Uruguai com bandeira LGBTQIA+ (Foto: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

Assim que entrou no campo, o homem logo foi derrubado e retirado por dois seguranças do estádio Lusail, no Catar. Além da bandeira arco-íris, ele também vestia uma camisa pedindo respeito às mulheres iranianas nas costas e com a inscrição “Salve a Ucrânia” na frente.

O homem foi identificado como Mário Ferri, o “Falcão“, já conhecido por invadir gramados em jogos de futebol com a camisa do Super-Homem. Em Copas do Mundo, o italiano já invadiu o campo em 2010, durante a semifinal entre Espanha e Alemanha; e em 2014, nas oitavas de final entre Bélgica e Estados Unidos, de acordo com o ge.

“Salve a Ucrânia” (Foto: Laurence Griffiths/Getty Images)
O símbolos LGBTQIA+ viraram centro de muita discussão na Copa do Mundo do Catar, devido ao tratamento dado no país a pessoas homossexuais. A polêmica cresceu após a proibição da Fifa ao uso da braçadeira “One Love”, que tem símbolos coloridos em apoio à diversidade.

Além disso, muitos torcedores iranianos têm usado os jogos para protestar contra a polícia da moralidade iraniana, após a morte da jovem Mahsa Amini, de 22 anos, presa por por supostamente violar leis do Irã que exigem que as mulheres cubram os cabelos com um hijab.

A Fifa proíbe qualquer manifestação de cunho político nos jogos da Copa do Mundo. No entanto, algumas seleções encontraram formas criativas de driblar o veto: os jogadores do Irã não cantaram o hino do país na estreia; os jogadores da Alemanha taparam a boca antes de uma foto pré-jogo; e a Inglaterra vem ajoelhando no gramado antes de cada partida.

“Respeito para as mulheres iranianas” (Foto: REUTERS/Matthew Childs)



Únete a nuestra comunidad de más de 15 millones de chicos

Encuentra exactamente los chicos que te gustan usando los filtros de búsqueda poderosos de SCRUFF. Hazte Embajador SCRUFF Venture para ayudar a los miembros que vienen de visita a tu ciudad. Busca una agenda actualizada de los mejores festivales, fiestas, orgullos y eventos gay. Aumenta tus posibilidades con SCRUFF Pro y desbloquea más de 30 funciones avanzadas. Baja la app SCRUFF aquí.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)