GAY BLOG BR by SCRUFF

Justin Fashanu foi o primeiro e único jogador de futebol da Premier League (Inglaterra) a se declarar gay. Antes de se revelar homossexual, no ano de 1990, havia muitos rumores sobre sua sexualidade por pessoas o terem visto em baladas e bares gays, algo que “alimentava” as revistas de fofoca da época. Depois de muitas especulações, Fashanu decidiu se assumir em uma entrevista ao tabloide The Sun. Apesar de ele dizer que foi bem aceito pelos colegas de equipe, ele disse também que volta e meia as pessoas faziam brincadeiras que o deixavam desconfortável, sendo as típicas “piadas inocentes” que, no fundo, tem alguma malícia envolvida.

Na década de noventa, a carreira como jogador de futebol entrou em declínio e ele passou a jogar em clubes não tão expressivos até se aposentar do esporte em 1997. Posteriormente Fashanu foi acusado de abuso sexual por um jovem de 17 anos e se matou. Em sua carta de suicídio, dizia que não queria ser mais uma vergonha para amigos e familiares e que a relação sexual foi consentida pelo jovem, que resolveu extorqui-lo depois. Após Fashanu, nenhum outro jogador da Premiere League saiu do armário.

Jogador de futebol da Premier League desabafa sobre a angústia de precisar fingir ser heterossexual
Jogador de futebol da Premier League desabafa sobre a angústia de precisar fingir ser heterossexual (Foto: Getty)

Neste sábado, o The Sun novamente revela que há outro jogador da League atualmente que é gay, mas a revelação foi feita através de uma angustiante carta anônima. Leia na íntegra:

“Quando era criança, tudo que eu sempre quis ser era um jogador de futebol. Eu não estava interessado em me sair bem na escola. Em vez de fazer lição de casa, eu aproveitava cada minuto livre com uma bola. No final, valeu a pena. Ainda hoje eu tenho que me beliscar quando eu vou disputar uma partida aos fins de semana diante de dezenas de milhares de pessoas. No entanto, há algo que me diferencia da maioria dos outros jogadores da Premier League.

Eu sou gay.

Escrever isso é um grande passo para mim. Apenas meus familiares e um grupo seleto de amigos sabem da minha sexualidade. Não me sinto pronto para compartilhar essa informação com minha equipe ou meu técnico.

Isso é difícil. Eu passo a maior parte da minha vida com esses caras e, quando entramos em campo, somos um time. Mas, ainda assim, algo dentro de mim torna impossível que eu seja aberto com eles sobre a minha sexualidade. Espero muito que um dia eu consiga dizer.

Desde os 19 anos eu soube que eu era gay. Como me sente tendo que viver assim? Dia a dia, pode ser um pesadelo absoluto. E está afetando cada vez mais a minha saúde mental.

Eu me sinto preso e meu medo é que divulgar a verdade sobre o que sou só vai piorar as coisas. Portanto, embora meu coração sempre me diga que preciso fazê-lo, minha cabeça sempre diz a mesma coisa: ‘Por que arriscar tudo?’

Tenho a sorte de ganhar um salário muito bom. Eu tenho um carro bonito, um guarda-roupa cheio de roupas de grife e posso comprar tudo o que eu quero para minha família e amigos. Mas uma coisa que me falta é companheirismo.

Estou em uma idade em que gostaria de estar em um relacionamento. Mas por causa do trabalho que faço, o nível de confiança em ter um parceiro de longo prazo deve ser extremamente alto. Portanto, no momento, evito qualquer tipo de relacionamento. Espero muito que em breve encontre alguém que eu ache que seja quem eu espero.

A verdade é que eu ainda não acho que o futebol esteja pronto para o jogador sair do armário. O jogo precisaria fazer mudanças radicais para que eu pudesse dar esse passo. A Associação Profissional de Jogadores diz que está pronta para ajudar um jogador a assumir e disse que oferecerá aconselhamento e apoio a quem precisar.

Se eu precisar de um conselheiro, posso ir e marcar uma sessão com ele sempre que quiser. O que aqueles que estão executando o jogo precisam fazer é educar fãs, jogadores, gerentes, agentes, donos de clubes (basicamente todos os envolvidos no jogo). Se eu der esse passo, gostaria de saber que seria apoiado em cada passo do jogo. Hoje, eu não sinto que seria apoiado.

Gostaria de não ter que viver minha vida dessa maneira. Mas a realidade é que ainda há uma enorme quantidade de preconceito no futebol.

Existem inúmeras vezes que ouvi cantos homofóbicos e comentários de torcedores dirigidos a ninguém em particular. Estranhamente, isso realmente não me incomoda durante as partidas. Estou muito concentrado em jogar. É quando eu volto para o avião ou para os treinos e tenho tempo para pensar que isso chega até mim. Da forma como as coisas estão, meu plano é continuar jogando enquanto eu me sentir capaz até me aposentar.

Foi ótimo no mês passado ver Thomas Beattie levantar a mão e admitir ser gay. Mas o fato de ele ter que esperar até a aposentadoria diz tudo o que você precisa saber. Os jogadores de futebol ainda estão com muito medo de dar o passo enquanto jogam.

No ano passado, recebi apoio da Fundação Justin Fashanu para lidar com o impacto que isso tudo tem sobre minha saúde mental. É difícil colocar em palavras o quanto a Fundação ajudou. Isso me fez sentir apoiado e compreendido, além de me dar a confiança para ser mais aberto e honesto comigo mesmo, especialmente. Sem esse apoio, eu realmente não sei onde estaria agora.

Sei que pode chegar ao ponto em que eu ache impossível continuar vivendo uma mentira. Se o fizer, meu plano é me aposentar cedo e sair. Eu poderia estar jogando fora anos de uma carreira lucrativa. Mas você não pode colocar um preço em sua paz de espírito. E não quero viver assim para sempre”.

“No futebol ainda há medo de alguém da equipe ser gay”, conta jogador Thomas Beattie ao fazer seu “outing”




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

1 COMENTÁRIO