GAY BLOG BR by SCRUFF

No ano em que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) passou a incluir uma punição no Regulamento Geral de Competições (RGC) para clubes de futebol em casos de homofobia, o futebol de Santa Catarina também deu um passo na luta contra o preconceito. Em 2023, o Caravaggio Futebol Clube elegeu seu primeiro presidente abertamente gay.

Moisés Spilere, de 35 anos, passou a comandar o time na segunda divisão catarinense. Desde janeiro, ele é presidente do time da cidade de Nova Veneza, localizada na região sul de Santa Cartarina.

Moisés com a bandeira LGBTQIA+ personalizada com o logo do time (Foto: Fabrício Júnior/Caravaggio Futebol Clube)

De acordo com o portal NSC Total, a relação de Spilere com o clube não é recente. O novo presidente do clube, quando criança chegou a participar da da escolinha de futebol do Caravaggio. No clube, ele não se encontrou como um jogador, mas se tornou um fanático pelo furebol.

Em 2018, eu e um grupo de amigos resolvemos montar uma chapa para pegar a administração do clube, até então ele era administrado por pessoas mais antigas da comunidade. Começamos a tocar o time e, primeiro, eu fui tesoureiro do clube”, contou Spilere a NSC Total.

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

Já em entrevista ao Estado de Minas, o presidente Spilere afirmou que sua eleição também é uma conquista para a comunidade LGBTQIA+. “Na verdade, em todo o processo [de eleições], nem pensamos nisso [primeiro presidente assumidamente gay de um clube profissional brasileiro]. Nunca tinha parado para pensar sobre isso, mas com certeza é uma conquista para a comunidade LGBTQIA+”, disse ele.

Não foi um assunto levantado por mim, até porque não tenho tanta participação no ativismo da causa LGBT. Participo de eventos e falo quando posso, mas por conta das responsabilidades do clube, acabo não sendo tão ativo. Então, foi orgânico, o que também é positivo, porque a gente sabe que parte da comunidade não iria gostar se partisse de mim. Achariam que seria forçação de barra”, completou Spilere.
Moisés Spilere é o 1º presidente gay de um time de futebol brasileiro
Moisés Spilere é o 1º presidente gay de um time de futebol brasileiro (Foto: Reprodução)



GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente