GAY BLOG BR by SCRUFF

A Netflix confirmou o cancelamento da produção turca “If Only“, às vésperas das filmagens, após o Ministério da Cultura da Turquia exigir, sob o argumento de LGBTs são imorais, a remoção de um personagem gay para que pudessem realizar as filmagens no país.

“Devido a uma personagem gay, a permissão para filmar a série não foi concedida e isso é muito assustador para o futuro”, disse a roteirista Ece Yorenc ao site de notícias turcas Altyazi Fasikul.

Já a Netflix, disse ao Deadline que, apesar da remoção, está “profundamente comprometida” com a comunidade criativa do país e ressalta que a Turquia é um importante mercado em crescimento.

A série foi anunciada em março de 2020 e teria a atriz Özge Özpirinççi no elenco principal. A história teria como foco uma mulher infeliz com o seu casamento que volta no tempo para o momento em que se tornou noiva de seu esposo para tentar reverter a situação.

Às vésperas das filmagens, Netflix confirmou o cancelamento da produção turca "If Only" após o país exigir a remoção de um personagem gay
Reprodução

Como é ser LGBT na Turquia?

Diferente da maioria dos países, a Turquia anda tendo sucessivos retrocessos quanto a aceitação dos LGBTQIA+. Segundo o Jornal do Comércio, a homossexualidade não é considerada crime diferente de outros países muçulmanos, mas os ativistas alegam que não têm direito a proteções e enfrentam um estigma social generalizado na nação que é fortemente influenciado por valores conservadores e religiosos.

Em junho, as autoridades do país impediram a Parada LGBT sob o argumento de “manter a ordem pública” e “para a segurança dos participantes e turistas”, acrescentando que a área designada para o evento, que seria em torno da praça central de Taksim, não foi designada para eventos.

A Anistia Internacional expressou “profunda preocupação” na sequência da proibição, dizendo que as autoridades turcas violaram a liberdade de expressão de forma arbitrária.

Mesmo com a proibição, centenas de pessoas se reuniram no centro de Istambul no sábado para manifestação, e a polícia usou bombas de gás lacrimogêneo e 20 pessoas foram presas. Na ocasião, os manifestantes criticaram um clima cada vez mais anti-LGBT no país.

Join our community of 15+ million guys

Find guys looking for the same thing with SCRUFF Match. Volunteer to be a SCRUFF Venture Ambassador to help out guys visiting your home city. Search an up-to-date agenda of the top parties, prides, festivals and events. Upgrade your game with SCRUFF Pro and unlock 30+ advanced features. Download SCRUFF here.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"