GAY BLOG BR by SCRUFF

Este artigo também está disponível em: Español

Natural de Lisboa, Tony Valério (69) dá vida à conhecida transformista Valéria Vanini. Considerada a artista mais tradicional de Portugal, ao longo de cinco décadas de carreira Vanini reúne algumas proezas, como ser a primeira drag queen a candidatar-se à presidência portuguesa.

Conheça a trajetória de uma das artistas mais famosas e longevas do cenário LGBT português.

Valéria Vanini – acervo pessoal

Infância

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

Quando criança, Valério teve o apoio da mãe em relação a sua orientação sexual, porém o mesmo não acontecia com o seu pai. Ele tinha um comportamento violento, muitas vezes, agredindo a mãe do artista. Aos oito anos, ele já se sentia diferente dos outros meninos. Gostava de pentear o cabelo das bonecas e usar os vestidos de sua mãe.

Valéria Vanini – acervo pessoal

Início

No carnaval de 1969, Tony Valério fez o seu debut como transformista numa casa noturna chamada Fofó, arrancando elogios por ser uma jovem bonita. No entanto, devido à ditadura da época, os shows de transformistas ocorriam em segredo. Anos depois, já distante de sua terra natal, e em função do regime de Salazar, Valério se viu obrigado a ir para a guerra no continente africano, em Moçambique.

Valéria Vanini – acervo pessoal

Em Nampula, ele atuou como organizador de eventos para as tropas e também foi cantor em teatro de revista. Apresentando-se em cabarés e festas, conheceu o famoso balé brasileiro chamado Antuane Sarafim. Valério tinha certeza que este era o seu verdadeiro caminho. O sucesso de Vanini e sua trupe de transformistas foi estrondoso, tendo trabalhado em mais de vinte países, desde o Canadá, Brasil e inúmeros países da África e Europa.

Valéria Vanini – acervo pessoal

Repressão ditatorial

Portugal vivia um período tenso naquela época, em meio à ditadura de Salazar. Vanini foi perseguida e presa algumas vezes pela Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE), por estar trajando roupas femininas. Os anos se passaram, e os regimes ditatoriais ficaram no passado, felizmente, melhorando intensamente a situação da comunidade LGBT do país, muito em função também da ONG Opus Gay e do ativismo da transformista portuguesa.

Valéria Vanini – acervo pessoal
Vanini – acervo pessoal
Vanini – acervo pessoal

Carreira além dos palcos

A carreira artística de Valéria Vanini foi além dos palcos das casas noturnas mundo afora. No passado, ele participou semanalmente de um programa de rádio, cujo debate envolvia os problemas relacionados à comunidade LGBT no país. Ela também gravou um programa para a MTV de Londres, chamado Wild Weekends (fins de semana selvagens) e três CDs, cuja canção “Ser Quem Sou” se tornou um hino gay em Portugal.

Valéria Vanini – acervo pessoal
Vanini – acervo pessoal
Vanini – acervo pessoal

A arte no Brasil

Após deixar Nampula (Moçambique), Tony Valério veio para o Brasil no início da década de 1970, onde pôde conhecer melhor a arte transformista carioca, em uma época de brilhos e glórias. Em solo brasileiro, trabalhou com os saudosos Joãosinho Trinta (carnavalesco) e Rogéria, além de ter frequentado os luxuosos bailes do renomado hotel Copacabana Palace. Na Europa, trabalhou em diversos países na companhia novamente de Rogéria e Jane di Castro.

Valéria Vanini – acervo pessoal
Vanini – acervo pessoal

Política

Em 2004, Vanini se candidatou à presidência de Portugal. A iniciativa inédita tinha como objetivo atrair os holofotes para a causa LGBT no país. A então candidata recebeu atenção da mídia europeia, mas teve que desistir da candidatura em virtude do nome Valéria Vanini não ter uma identidade, sendo um personagem.

Valéria Vanini – acervo pessoal
Vanini – acervo pessoal

Vida Pessoal

Atualmente, Valéria Vanini vive na Costa da Caparica, um lugar belo e repleto de praias turísticas que lotam no verão europeu, localizado a poucos quilômetros de Lisboa. Casada há dez anos com um brasileiro, os dois vivem felizes e atuando juntos nos shows que Vanini ainda realiza. Afinal, o show não pode parar…

Vanini e marido
Valéria Vanini – acervo pessoal

Acompanhe Valéria Vanini nas redes sociais:

Instagram: @valeriavaninidrag
Facebook: divavaleriavanini




GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente