GAY BLOG BR by SCRUFF

Após reunir um grupo de 12 artistas e coletividades durante o mês de maio na Residência de Contágio: Pesquisa de Levante do HIV/Aids, o Coletivo Contágio apresenta a I Mostra Transmissão Contágio de Células Cênicas Posithivas. As apresentações gratuitas acontecem dias 6 e 7 de junho, às 18h, no Sesc Carmo, no centro histórico de São Paulo.

A mostra, que reúne sete cenas teatrais e 12 artistas – Ayrá Ludovico, Fênix Zion, Jota Silva, Lady Vieira, Natan, Verena Teixeira, Wes Machado, Nãovenhasemrosto, Venâncio Cruz, Peu Morais, David Costa e Ará Silva –, integra o projeto Transmissão Contágio, realizado através do Prêmio Zé Renato de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.

Mostra Coletivo Contágio (Foto: Lucas Gonzaga)

Durante 13 dias, os artistas de várias cidades do Brasil e de variadas linguagens se reuniram para dialogar e criar artisticamente sobre o tema “Memória e HIV/Aids“. No dia 6 de junho, terça-feira, sobem ao palco as cenas Carmesin, de Jota Silva e Fêniz Zion; Reverso, de Lady Vieira e Wes Machado e Lágrimas Latinas, de Nãovenhasemrosto e Peu Morais. Já na quarta-feira, dia 7 de junho, é a vez de Encomenda, de Ará Silva e David Costa; FETO-PRETO – um experimento de macumba na distopia, de Venâncio Cruz; A Volta de Lenka Saad, de Natan e Afectadas: Manifesto Sagrado , de Ayrá Ludovico e Verena Teixeira, além de Reverso, que volta a se apresentar.

As cenas apresentadas, bem como os materiais e as pesquisas construídas poderão servir de inspiração para a criação do novo espetáculo do Coletivo Contágio, que deve estrear em outubro de 2023. A montagem inédita tem como eixo reunir artistas posithivos das mais variadas linguagens artísticas para fomentar o diálogo sobre as questões do HIV/aids frente aos imaginários sociais infectados pelo preconceito e o estigma, numa interseccionalidade com as questões de gênero, raça/etnia e classe.

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF
Mostra Coletivo Contágio (Foto: Lucas Gonzaga)

Programação

– Dia 6 de junho, terça-feira, às 18h.

 Carmesim

Jota Silva e Fênix Zion.

O carmesim é um corante difícil de ser lavado e lembra sangue. Tendo isso em mente os autores usam essa cor para se referir a impregnação do HIV nas relações e con(vivências).

Reverso

Lady Vieira e Wes Machado.

Duas pessoas; um mesmo espaço; duas histórias; a mesma história? Sussurros de memórias os encontram. Na diferença e na semelhança se reconhecem.

Lágrimas Latinas

Nãovenhasemrosto e Peu Moraisa.

Dois corpos pretos vírus ancestrais se encontram como rio e mar, em ressacas de palavras e sons, poemas e danças.

– Dia 7 de junho, quarta-feira, às 18h.

 Encomenda

Ará Silva e David Costa

Diante da necessidade de sobreviver a uma epidemia, dois amigos se deparam com o pedido de uma encomenda de algo que não tem mais volta.

FETO PRETO – um experimento de macumba na distopia

Venâncio Cruz

Em um mundo distópico uma figura preta vingativa, com rosto pintado de branco e mãos sujas de sangue lidera uma revolta social, uma macumba, chamada FETO PRETO.

A Volta de Lenka Saad

Natan.

A transformista Lenka Saad volta ao palco da boate Nostro Mondo com muito bom humor após uma temporada internada no hospital Emilio Ribas.

Afectadas: Manifesto Sagrado

Ayrá Ludovico e Verena Teixeira.

Sagrado afeto negado. Profano afeto resgatado. Dois corpos infectados em busca do sacro sentido de ser afetado.

Reverso

Lady Vieira e Wes Machado.

Duas pessoas; um mesmo espaço; duas histórias; a mesma história? Sussurros de memórias os encontram. Na diferença e na semelhança se reconhecem.

Serviço 

I Mostra Transmissão Contágio de Células Cênicas PositHIVas
Dias 6 e 7 de junho, terça e quarta-feira, às 18h;
Sesc Carmo – Rua do Carmo, 147 – Sé, São Paulo. Telefone – (11) 3111-7000.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"