Após reunir um grupo de 12 artistas e coletividades durante o mês de maio na Residência de Contágio: Pesquisa de Levante do HIV/Aids, o Coletivo Contágio apresenta a I Mostra Transmissão Contágio de Células Cênicas Posithivas. As apresentações gratuitas acontecem dias 6 e 7 de junho, às 18h, no Sesc Carmo, no centro histórico de São Paulo.
A mostra, que reúne sete cenas teatrais e 12 artistas – Ayrá Ludovico, Fênix Zion, Jota Silva, Lady Vieira, Natan, Verena Teixeira, Wes Machado, Nãovenhasemrosto, Venâncio Cruz, Peu Morais, David Costa e Ará Silva –, integra o projeto Transmissão Contágio, realizado através do Prêmio Zé Renato de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.

Durante 13 dias, os artistas de várias cidades do Brasil e de variadas linguagens se reuniram para dialogar e criar artisticamente sobre o tema “Memória e HIV/Aids“. No dia 6 de junho, terça-feira, sobem ao palco as cenas Carmesin, de Jota Silva e Fêniz Zion; Reverso, de Lady Vieira e Wes Machado e Lágrimas Latinas, de Nãovenhasemrosto e Peu Morais. Já na quarta-feira, dia 7 de junho, é a vez de Encomenda, de Ará Silva e David Costa; FETO-PRETO – um experimento de macumba na distopia, de Venâncio Cruz; A Volta de Lenka Saad, de Natan e Afectadas: Manifesto Sagrado , de Ayrá Ludovico e Verena Teixeira, além de Reverso, que volta a se apresentar.
As cenas apresentadas, bem como os materiais e as pesquisas construídas poderão servir de inspiração para a criação do novo espetáculo do Coletivo Contágio, que deve estrear em outubro de 2023. A montagem inédita tem como eixo reunir artistas posithivos das mais variadas linguagens artísticas para fomentar o diálogo sobre as questões do HIV/aids frente aos imaginários sociais infectados pelo preconceito e o estigma, numa interseccionalidade com as questões de gênero, raça/etnia e classe.

Programação
– Dia 6 de junho, terça-feira, às 18h.
Carmesim
Jota Silva e Fênix Zion.
O carmesim é um corante difícil de ser lavado e lembra sangue. Tendo isso em mente os autores usam essa cor para se referir a impregnação do HIV nas relações e con(vivências).
Reverso
Lady Vieira e Wes Machado.
Duas pessoas; um mesmo espaço; duas histórias; a mesma história? Sussurros de memórias os encontram. Na diferença e na semelhança se reconhecem.
Lágrimas Latinas
Nãovenhasemrosto e Peu Moraisa.
Dois corpos pretos vírus ancestrais se encontram como rio e mar, em ressacas de palavras e sons, poemas e danças.
– Dia 7 de junho, quarta-feira, às 18h.
Encomenda
Ará Silva e David Costa
Diante da necessidade de sobreviver a uma epidemia, dois amigos se deparam com o pedido de uma encomenda de algo que não tem mais volta.
FETO PRETO – um experimento de macumba na distopia
Venâncio Cruz
Em um mundo distópico uma figura preta vingativa, com rosto pintado de branco e mãos sujas de sangue lidera uma revolta social, uma macumba, chamada FETO PRETO.
A Volta de Lenka Saad
Natan.
A transformista Lenka Saad volta ao palco da boate Nostro Mondo com muito bom humor após uma temporada internada no hospital Emilio Ribas.
Afectadas: Manifesto Sagrado
Ayrá Ludovico e Verena Teixeira.
Sagrado afeto negado. Profano afeto resgatado. Dois corpos infectados em busca do sacro sentido de ser afetado.
Reverso
Lady Vieira e Wes Machado.
Duas pessoas; um mesmo espaço; duas histórias; a mesma história? Sussurros de memórias os encontram. Na diferença e na semelhança se reconhecem.
Serviço
I Mostra Transmissão Contágio de Células Cênicas PositHIVas
Dias 6 e 7 de junho, terça e quarta-feira, às 18h;
Sesc Carmo – Rua do Carmo, 147 – Sé, São Paulo. Telefone – (11) 3111-7000.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.