GAY BLOG BR by SCRUFF

Nesta sexta-feira (19), o Dia do Orgulho Lésbico será marcado pelo ato “Em memória de Rosely Roth: lesbianidade e resistência“, que ocorre no Museu Judaico de São Paulo. A homenagem à ativista é uma parceria entre o museu, o Gaavah, coletivo LGBTQIA+ do Instituto Brasil-Israel, o Cine Sapatão e o Arquivo Lésbico Brasileiro.

A programação contará com a participação das ativistas lésbicas Neuza Aparecida do Nascimento, Mara Minassian e Bárbara Esmenia. Antes de começar o ato, ocorre a exibição de um vídeo que mostra alguns documentos e passagens da vida da Rosely antes de entrar para a militância, às 18h30.

Rosely Roth no Ferro’s Bar (Foto: Ovídio Vieira | Folhapress)

Já às 19h, ocorre a apresentação sobre Rosely e a leitura das cartas escritas pela ativista para Ivy, que foi sua amiga de infância até a fase adulta. Por fim, o ato político na escadaria da entrada do museu, de frente para o Ferro’s Bar, encerrando às 20h30.

Judia, Rosely (1959-1990) foi uma militante lésbica feminista, com papel fundamental na origem da organização do movimento LGBTQIA+ no Brasil, quando o país passava pela transição democrática, após a ditadura militar. Em 19 de agosto de 1983, ela foi uma das principais articuladoras do levante do Ferro’s Bar – em memória a esse ato, a data foi escolhida para celebrar o Dia do Orgulho Lésbico.

Esse evento é importante porque estamos fazendo o resgate da memória de uma pessoa que teve um papel único na história recente desse país, embora seja pouco conhecida. Ela é uma figura muito especial, que desperta paixão e admiração. Seu carisma atravessou a geração, apesar de sua morte precoce“, afirma Daniela Wainer, do Gaavah, coletivo LGBTQIA+ do Instituto Brasil-Israel.

Serviço

O que: “Em memória de Rosely Roth: lesbianidade e resistência“;
Local: Museu Judaico de São Paulo, Rua Martinho Prado, 128 – Bela Vista, São Paulo;
Data: 19 de agosto;
Ingresso: Gratuito (retirar no site Sympla aqui).

Programação:
18:30 – Exibição de Documentos;
19:00 – Apresentação sobre a ativista Rosely Roth;
20:00 – Leitura das Cartas;
20:15 – Ato na Escadaria;
20:30 – Encerramento.

Cartaz (Imagem: Divulgação)



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)