GAY BLOG BR by SCRUFF

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), foi reeleita no último domingo (2), com 1.066.496 votos, ou 58,31% dos válidos, de acordo com a apuração do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ela teve a maior votação para o cargo na história do estado e superou a sua própria marca de 1.022.910, em 2018, na disputa do segundo turno.

Fátima Bezerra (PT) (Foto: Reprodução)

Apoiadora de Lula (PT), Fátima tem 67 anos, é lésbica, nasceu na Paraíba, mas mora no Rio Grande do Norte desde a adolescência. Professora e pedagoga, a governadora reeleita se filiou ao Partido dos Trabalhadores em 1981.

Ao longo de sua trajetória na política-eleitoral, Fátima foi eleita deputada estadual duas vezes consecutivas – 1994 e 1998. Em 2002, ela concorreu pela primeira vez um cargo na Câmara Federal, sendo eleita outras duas vezes, em 2006 e 2010, sempre pelo Rio Grande do Norte.

Já em 2014, ela concorreu a senadora e foi eleita com 808.055 votos (54,84% dos válidos). Fátima, que poderia permanecer nesse cargo até 2022, decidiu se candidatar ao governo do Rio Grande do Norte, e se tornou a única governadora eleita no país em 2018. A vitória veio no segundo turno, com 1.022.910 votos (57,60% dos válidos).

Fátima Bezerra (PT) (Foto: Reprodução/ Facebook)

Sobre sua sexualidade, após a repercussão sobre Eduardo Leite (PSDB) se declarar gay no programa “Conversa com Bial“, em 2021, Fátima veio a público falar sobre sua orientação sexual. Antes de ser governadora, a oposição se referia a ela com insinuações homofóbicas para desmoralizá-la.

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

“Na minha vida pública ou privada nunca existiram armários”, disse Fátima Bezerra no Twitter. “Sempre demarquei minhas posições através da minha atuação política, sem jamais me omitir na luta contra o machismo, o racismo, a LGBTfobia e qualquer outro tipo de opressão e violência”, continuou.

O governador Eduardo Leite fez um gesto importante e tem minha solidariedade por ataques que venha a sofrer em razão de sua declaração. Eu sei o que é a dor da discriminação e do preconceito. Os mandatos que recebi do povo, de deputada estadual, deputada federal e, agora, de Governadora do meu Estado, o RN, sempre estiveram à disposição das lutas civilizatórias”, pontou ela.

Governadora Fátima Bezerra se pronuncia sobre sua orientação sexual
(Reprodução)



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)