Campanha da Baby Alive mostra por que meninos devem brincar com bonecas

Nova campanha da Baby Alive reapresenta a boneca como importante instrumento para a formação de crianças mais responsáveis, amorosas e empáticas

Se meu filho brinca com boneca, ele é gay? O psicólogo Joaquim Leães de Castro esclarece que não existe, no universo da criança, uma diferenciação das coisas masculinas e femininas sob um olhar da sexualidade. A BBC News, inclusive, realizou um experimento que mostra como adultos, sem querer, estereotipam crianças com base no gênero.

Febre de sua geração, a marca Baby Alive (Hasbro) se posicionou esta semana com a campanha “Todos Podemos Cuidar”, que traz meninos brincado com bonecas. A campanha transmite a mensagem de que o brinquedo traz tantos benefícios para crianças independentemente do gênero, auxiliando na formação de um ser humano melhor.

“Por que meninas e meninos não podem brincar de boneca?” É a partir deste questionamento que Baby Alive desafia pais e educadores a refletirem o quanto as bonecas podem ajudar no desenvolvimento saudável de todas as crianças.

Criada pela Ogilvy Brasil, a campanha “Todos Podemos Cuidar” tem como peça principal um filme de 60 segundos, com cenas de crianças se divertindo, compartilhando e aprendendo com o brincar. O vídeo foi lançado nos meios digitais e está disponível nas redes sociais da Hasbro. A produtora é a Corazon Filmes.

“Nosso desafio com essa campanha é mostrar que meninas e meninos podem aprender muito ao cuidar de bonecas. Esse é um gesto lúdico, sem rótulos, que nutre o amor e que só tem a contribuir com a educação das crianças para que se tornem seres humanos que se importam mais uns com os outros”, diz Kellen Silverio, diretora de marketing da Hasbro no Brasil.

baby alive
Foto: reprodução

Félix del Valle, Chief Creative Officer da Ogilvy Brasil, reforça que essa é a essência da campanha: mostrar como uma boneca pode ensinar valores importantes a uma criança, como pode ajudá-la a se tornar um ser humano melhor, o que naturalmente acontece quando desde pequeno você é estimulado a se preocupar com o outro. “Brincar de bonecas contribui para o desenvolvimento social e humano de meninas e meninos. Quando você cuida de alguém, nutre sentimentos positivos dentro de si e o principal dele é o amor”, comenta Félix.

Para a pedagoga Maria Ângela Barbato, os benefícios de brincar de boneca são muitos. “Permite um desenvolvimento afetivo, de novas formas de interagir e ainda ensina o respeito para meninas e meninos. A mensagem que eu daria para os pais é: deixem as crianças brincarem”, diz Maria Ângela Barbato, que é coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar da PUC-SP e escritora do livro “A descoberta do brincar”.

Comente