GAY BLOG BR by SCRUFF

Este artigo também está disponível em: English Español

Não é a primeira vez que os algoritmos do processo de pesquisas da Google causa polêmica. Em 2019, a empresa teve de corrigir o funcionamento da inteligência que associava a palavra “lésbica” com conteúdos pornográficos. O site de notícias francês Numerana percebeu o padrão. Em conversa com o site Gizmodo, um porta-voz do Google disse, na época, que a companhia “desenvolveu uma solução algorítmica para fornecer resultados de alta qualidade não apenas para essa consulta, mas outras do mesmo gênero.”

Algo parecido aconteceu no Brasil, no ano passado. A expressão “macho escroto”, quando digitada na barra de pesquisa da Google, direcionava para uma foto dos ex-BBBs Hadson, Lucas, Prior, Guilherme e Petrix. Os participantes causaram muitas intrigas dentro da casa na última edição do programa.

Reprodução

Agora, diversos usuários do site apontam uma nova incongruência. Isto porque, ao pesquisar por “bandeira de doentes mentais”, as bandeiras LGBTs e trans aparecem em grande quantidade. Até o momento, a Google não se pronunciou oficialmente sobre o reparo dos algorítimos para este caso.

doenças mentais doença mental
Reprodução

Entenda como funcionam os algoritmos de pesquisa no Google

Com a quantidade de informações disponíveis na web, encontrar o que se precisa seria quase impossível sem nenhuma ajuda para classificá-las. Os sistemas de classificação do Google organizam centenas de bilhões de páginas da web no índice da pesquisa para fornecer os resultados mais úteis e relevantes em uma fração de segundo e apresentá-los de uma maneira que ajude você a encontrar o que está procurando.

Esses sistemas de classificação são compostos não por um, mas por uma série de algoritmos. Para fornecer as informações mais úteis, os algoritmos da pesquisa analisam vários fatores, inclusive palavras da consulta, relevância e usabilidade das páginas, conhecimento das fontes, bem como seu local e configurações. O peso aplicado a cada fator varia de acordo com a natureza da consulta.

Por exemplo, a atualização do conteúdo desempenha um papel mais importante na resposta a consultas sobre tópicos de notícias atuais do que sobre definições de dicionário. Para ajudar a garantir que os algoritmos de pesquisas atendam a altos padrões de relevância e qualidade, há um processo que envolve testes em tempo real e milhares de avaliadores externos de qualidade das pesquisas treinados no mundo todo.

Esses avaliadores de qualidade seguem diretrizes que definem nossas metas para algoritmos de pesquisas e estão disponíveis publicamente para qualquer pessoa.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Catarinense, 25 anos e professor de Literatura e Língua Inglesa. Homem gay, apaixonado por música e que respira futebol e cultura latino-americana.