This article is also available in: Español

GAY BLOG BR by SCRUFF

A modelo Eloá Rodrigues, de 27 anos, foi eleita “Miss Beleza Trans Brasil 2020”, no último fim de semana, em São Paulo. Carioca, ela disse ao jornal Extra que vencer o concurso “dá visibilidade e potencializa a existência de pessoas trans. É transgressor. As pessoas não estão acostumadas em nos ver num lugar de protagonismo”.

Miss Beleza TT Brasil 2020
Miss Beleza TT Brasil 2020 – Reprodução/Instagram

Eloá mora na região metropolitana do Rio de Janeiro, é estudante de Ciências Sociais e preside o conselho municipal LGBT de Niterói.

Mesmo tendo bastante informação sobre si e sua condição, ela disse reconhecer que demorou 21 anos para entender o que era uma pessoa trans.

“Sempre me entendi como mulher, mas sou de uma época em que o tema não era muito discutido. Então passei 21 anos da minha vida para me entender. Isso para, depois, me afirmar e exigir respeito. Não foi uma jornada fácil”, contou ao Extra.

PRECONCEITO

Ser trans e negra no país que mais mata transgêneros e carrega uma longa história de racismo é um desafio duplo para Eloá, que recebe muitos ataques e faz questão de rebatê-los.

“Acredito que cada ser humano responde com o que tem dentro dele. Entregam ódio, respondo com luz”.

A miss trans Brasil 2020 disse que o fato de ser trans foi tranquilo para a família, mas que chegou a ser expulsa de casa por outras situações. Hoje todos se dão bem.

Eloá disse ainda reconhecer que muito do que ela é hoje tem a ver com a criação da família “formada majoritariamente por mulheres negras” e que isso deu-lhe forças para que seguisse em frente.

View this post on Instagram

Um ano separa os dois títulos, e com certeza ser a representante do meu Estado por duas oportunidades. Duas oportunidades de me reinventar, de ousar sempre que necessário, de aprender com os erros, de poder viver meus sonhos. Mais do que só o título, ter a oportunidade das pessoas enxergarem em mim uma esperança de renovação e se potencialidade, é algo muito especial. Faltam apenas 10 dias para o concurso @missbelezatbrasil que esse ano será em São Paulo, depois de meses preparação e dedicação. Agora é só acompanharem e mandarem muita energia positiva! #GoElou ✨👑 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . #miss #missriodejaneiro #missbrasil #misstrans #missbelezatransbrasil #misspreta #trans #transexual #travesti #riodejaneiro #saopaulo #lgbti #preta #pretinha #negalora #vestidodegala #faixa #coroademiss #poder #job #makeup #beutiful #woman #photography

A post shared by Eloá Rodrigues (@eueloarodrigues) on

MISS INTERNATIONAL QUEEN

O próximo desafio de Eloá é o “Miss International Queen”, com candidatas do mundo todo, na Tailândia, em fevereiro do ano que vem.

Se ela acha que pode vencer esse concurso também? “Acredito, sim, que eu tenha a cara do Brasil”.

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.