GAY BLOG BR by SCRUFF

A cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, ganhará uma unidade da União Nacional Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (UNALGBT) no próximo dia 15 de dezembro, com o objetivo de somar forças e “dar voz” aos direitos dos LGBTQIA+ na região. A sede ficará na Rua General João Teles, 1122, em anexo ao Centro Educacional Maria Montessori. As informações são da Tribuna do Pampa.

O responsável pela unidade será Leonardo Luna, militante eleito o primeiro presidente da sede do município de Bagé e o fundador da primeira UNALGBT no Rio Grande do Sul. Luna atua como administrador e professor no segmento business e produção cultural. Com parcerias firmadas em diversas cidades e estados, possui uma longa experiência com diversos públicos e estará à frente de propostas voltadas para a comunidade.

“Estamos em uma região do país que precisa estender mais a mão, olhar mais o próximo. A UNA trará força e cada vez mais voz para a conquista e garantia dos direitos humanos e socais de cada um”, disse Leonardo Luna ao Mídia RNC.

Bagé (RS) terá uma unidade local da União Nacional LGBT
Reprodução
A UNA, criada inicialmente em 2015 na cidade de São Paulo, é formada pela comunidade LGBT e segue preceitos de reivindicar direitos e confrontar questões como o machismo, o racismo e os preconceitos, no geral, contra LGBTs.
O intermédio da vinda da unidade para Bagé se deu através do militante Leonardo Luna, que foi eleito o primeiro presidente da sede municipal. De acordo com ele, “ser a primeira cidade a receber uma UNALGBT no estado do Rio Grande do Sul é um marco histórico para os gaúchos”.
Vale dizer que a cidade de Bagé também possui o “Projeto Memória LGBT em Bagé“, que busca  preservar e realçar as histórias e vivências de pessoas LGBTs que sempre existiram na cidade de Bagé. O propósito é desafiar a ideia que o centro histórico da comunidade LGBT só existe nas grandes metrópoles e mudar nosso olhar sobre o interior do país.
Através da coleção de histórias orais e as pesquisas desenvolvidas nos diversos arquivos da cidade, nós queremos “estranhar” a história oficial de Bagé para incluir seus diversos sujeitos.
Também foi em Bagé que houve a primeira adoção homoafetiva do país.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"