GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: English Español

A Bolívia, por meio de seu Serviço de Registro Civil (SERECI), reconheceu nesta sexta-feira (11) a primeira união do mesmo sexo no país, após uma sentença de um tribunal constitucional no qual dois homens finalmente obtiveram autorização para registrar sua união civil, informa a agência ANSA, via Clarín.

A decisão foi tomada por grupos de direitos LGBTI e pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

De acordo com o portal Página Sete, a gestão nacional do SERECI emitiu a resolução 003/2020 de 9 de dezembro de 2020 em que afirma “ter o registro da União Livre entre David Víctor Aruquipa e Guido Álvaro Durán“.

A batalha legal para alcançar o reconhecimento como casal de Perez e Durán começou em 5 de outubro de 2018, quando compareceram perante o SERECI para rubrica sua união, rejeitada pelo serviço com base no artigo 63 da Constituição que prevê que o casamento ocorre entre uma mulher e um homem e que “uniões livres ou de fato são mantidas entre uma mulher e um homem sem impedimentos legais e produzirão os mesmos efeitos do que o casamento civil”.

Em 10 de fevereiro deste ano, o casal rejeitou a decisão do SERECI argumentando que a Constituição boliviana coloca tratados internacionais de direitos humanos, dos quais a Bolívia é parte, acima do próprio texto.

Em 3 de julho, o 2º Tribunal Constitucional de La Paz emitiu uma decisão que lhes deu razão ao abrir um precedente para as reivindicações da população LGBTI na Bolívia.

This article is also available in: English Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF possui mais de 15 milhões de usuários no mundo todo. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. Baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.

1 COMENTÁRIO