GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: Español

Em participação no programa de José Luiz Datena, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) criticou a questão da prova do Enem que tratava do “dialeto secreto” usado por gays e travestis, o pajubá. Ainda afirmou que, em sua gestão, o Ministério da Educação “não tratará de assuntos dessa forma”.

Questão do Enem abordou 'dialeto secreto dos gays e travestis'. (Foto: Reprodução)
Questão do Enem abordou ‘dialeto secreto dos gays e travestis’. (Foto: Reprodução)

“Uma questão de prova que entra na dialética, na linguagem secreta de travesti, não tem nada a ver, não mede conhecimento nenhum. A não ser obrigar para que no futuro a garotada se interesse mais por esse assunto. Temos que fazer com que o Enem cobre conhecimentos úteis”, disse o capitão reformado em entrevista ao vivo ao apresentador no Brasil Urgente, da Band.

Bolsonaro negou que pretenda acabar com o exame, mas disse que seu governo não vai “ficar divagando sobre questões menores”. “Ninguém quer acabar com o Enem, mas tem que cobrar ali o que realmente tem a ver com a história e cultura do Brasil, não com uma questão específica LGBT. Parece que há uma supervalorização de quem nasceu assim”, afirmou.

A questão à qual Bolsonaro se refere está no caderno de linguagens. Nela, o teste mostrou um texto sobre “pajubá, o dialeto secreto dos gays e travestis” e questionava o candidato quanto aos motivos que faziam a linguagem se caracterizar como “elemento de patrimônio linguístico”.

A questão, no entanto, não exigia conhecimentos específicos sobre pajubá, apenas tinha foco na diferenciação de dialeto enquanto elemento linguístico. Confira a questão:

pajubá enem
Reprodução Colégio Objetivo

Apareceram tópicos que geraram descontamento de alguns alunos, como feminismo, nazismo, escravidão, regime militar, crise de refugiados e golpe de 1964. O tema da redação foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Confira a prova comentada neste link.

Com informações de Veja, UOL, Extra, Folha de SP e Band.

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.