This article is also available in:
Nesta segunda-feira, o coletivo de arte Indecline publicou um vídeo no Instagram com um vídeo mostrando uma escultura ultrarrealista da cabeça de Jair Bolsonaro para ser utilizada como bola de futebol. A ação faz parte do projeto “Freedom Kick” (Chute de Liberdade), que também utilizou peças similares para fazer imagens representando Donald Trump e Vladimir Putim.
A “cabeça de Jair Bolsonaro” foi confeccionada pelo espanhol Eugenio Merino e, no vídeo, um jovem rouba a cabeça em um cemitério e leva a uma quadra esportiva. Na descrição do vídeo, feita em inglês, o coletivo faz críticas a Bolsonaro.
“Ele [Jair Bolsonaro] é ofendido pela homossexualidade, feminismo e socialismo, mas fica engajado com todas as fantasias de violência contra seus oponentes políticos (…) Na democracia, a liberdade de expressão é o que iluimina a força que detém os tiranos dos homicídios. Assim como a maior parte dos músculos, precisa ser exercitado ou vai murchar. Déspotas usam medo para deixar sua população ‘na linha’. Ativistas usam de alegria e bom humor para ficarem engajados. É um jogo antigo, e o placar sempre está mudando, mas todos continuamos jogando.”
Eles também completam dizendo que “No futebol, uma falta é a chance de parar de jogar por um momento. Na democracia, a liberdade de expressão é a foça iluminadora que força tiranos de escaparem ilesos de assassinatos”.








Na página oficial do Decline, o coletivo se define como ativistas em arte: “O Indecline é composto por grafiteiros, cineastas, fotógrafos e rebeldes ativistas em tempo integral. Indecline se foca nas injustiças sociais, ecológicas e econômicas promovidas pelos americanos e pelos governos internacionais”.
O grupo foi fundado em 2001 e atualmente conta com dezenas de membros em grupos afiliados em diversos estados dos Estados Unidos e também com representantes em diversos países, incluindo o Brasil. Vale dizer que nos Estados Unidos eles fizeram cinco esculturas de Donald Trump com o nome “The Emperor Has No Balls” (O imperador não tem bolas), representando o atual presidente americano com um micropênis e com anorquia, condição onde um indivíduo nasce sem os testículos.
João Silvério Trevisan diz que Jair Bolsonaro é uma “aula de como nasce a homofobia”
This article is also available in:
Junte-se à nossa comunidade
O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.
[…] cristã / 11) THE BOSH DO ANO: Alexandre Frota debochando do 04 “pegador do condomínio”, Coletivo Indecline jogando bola com a cabeça do Jair B, Hugo Bonemer tirando o Prior do BBB com promessa de nude. / 12) ELAS QUE LUTAM: Instituições […]