This article is also available in:
English
Nesta segunda-feira, o coletivo de arte Indecline publicou um vídeo no Instagram com um vídeo mostrando uma escultura ultrarrealista da cabeça de Jair Bolsonaro para ser utilizada como bola de futebol. A ação faz parte do projeto “Freedom Kick” (Chute de Liberdade), que também utilizou peças similares para fazer imagens representando Donald Trump e Vladimir Putim.
A “cabeça de Jair Bolsonaro” foi confeccionada pelo espanhol Eugenio Merino e, no vídeo, um jovem rouba a cabeça em um cemitério e leva a uma quadra esportiva. Na descrição do vídeo, feita em inglês, o coletivo faz críticas a Bolsonaro.
“Ele [Jair Bolsonaro] é ofendido pela homossexualidade, feminismo e socialismo, mas fica engajado com todas as fantasias de violência contra seus oponentes políticos (…) Na democracia, a liberdade de expressão é o que iluimina a força que detém os tiranos dos homicídios. Assim como a maior parte dos músculos, precisa ser exercitado ou vai murchar. Déspotas usam medo para deixar sua população ‘na linha’. Ativistas usam de alegria e bom humor para ficarem engajados. É um jogo antigo, e o placar sempre está mudando, mas todos continuamos jogando.”
Eles também completam dizendo que “No futebol, uma falta é a chance de parar de jogar por um momento. Na democracia, a liberdade de expressão é a foça iluminadora que força tiranos de escaparem ilesos de assassinatos”.




Na página oficial do Decline, o coletivo se define como ativistas em arte: “O Indecline é composto por grafiteiros, cineastas, fotógrafos e rebeldes ativistas em tempo integral. Indecline se foca nas injustiças sociais, ecológicas e econômicas promovidas pelos americanos e pelos governos internacionais”.
O grupo foi fundado em 2001 e atualmente conta com dezenas de membros em grupos afiliados em diversos estados dos Estados Unidos e também com representantes em diversos países, incluindo o Brasil. Vale dizer que nos Estados Unidos eles fizeram cinco esculturas de Donald Trump com o nome “The Emperor Has No Balls” (O imperador não tem bolas), representando o atual presidente americano com um micropênis e com anorquia, condição onde um indivíduo nasce sem os testículos.
João Silvério Trevisan diz que Jair Bolsonaro é uma “aula de como nasce a homofobia”
This article is also available in:
English
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
[…] cristã / 11) THE BOSH DO ANO: Alexandre Frota debochando do 04 “pegador do condomínio”, Coletivo Indecline jogando bola com a cabeça do Jair B, Hugo Bonemer tirando o Prior do BBB com promessa de nude. / 12) ELAS QUE LUTAM: Instituições […]