Este artigo também está disponível em:
English
Español
Candidaturas LGBTI+ eleitas em 2020 receberam 450,8 mil votos válidos segundo levantamento feito pelo programa Voto Com Orgulho, da Aliança Nacional LGBTI+, reproduzido pelo site Metrópoles nesta segunda-feira (16).
Os dados mostram que 48 pessoas da comunidade foram escolhidas para os cargos de prefeito e vereador e 93 para suplentes.
O partido que elegeu o maior número de pessoas LGBTI+ foi o Partido Socialismo e Liberdade (PSol), com 25% de candidaturas escolhidas. Em seguida aparecem o Partido dos Trabalhadores (PT), com 22,7%, e o Partido Democrático Trabalhista (PDT), com 2,3%.
De acordo com o site, os estados que mais elegeram pessoas da sigla foram Minas Gerais e São Paulo. Em Belo Horizonte, capital mineira, os eleitores escolheram Bella Gonçalves (PSol), Duda Salabert (PDT), Gabriel Azevedo (Patriota) e Iza Lourença (PSol) para ocupar os postos de vereador.

Para as vagas na Câmara Municipal de São Paulo, foram eleitos nomes como Erika Hilton (PSol), Fernando Holiday (Patriota), Keit Lima (PSol), Luana Alves (PSol) e Thammy Miranda (PL).
Trans
Os brasileiros elegeram ao menos 25 pessoas trans nas eleições deste ano, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), em um total de 294 candidaturas. O número é mais que o triplo do registrado em 2016, quando foram eleitas oito pessoas trans, de um total de 89.

#Vote LGBT!
GAY BLOG e Scruff incentivaram a escolha de candidaturas LGBTI+ nas eleições deste ano, por meio da publicação de matérias e entrevistas e com lives nas redes sociais. Uma lista de candidatos foi constantemente atualizada.
Uma das entrevistas foi com o professor e ativista Renan Quinalha, sobre o poder do voto LGBTQI+: “Eu acho que as pessoas LGBT, elas têm mais dificuldades. Eu acho que a gente tem visto um processo que é muito interessante e bonito, de pessoas LGBT entrando nos partidos políticos, de pessoas LGBT se lançando candidatas. A gente sabe a dificuldade, o esforço que demanda você se prestar a ser candidato a um cargo eletivo, a quantidade de energia, de tempo, de recurso emocional, de recurso financeiro que isso demanda, de você conversar com as pessoas e tudo mais. Então, reforçando a chamada do Scruff Brasil, que a gente precisa votar em pessoas LGBTQIA +.”

Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.