GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: Español

Candidaturas LGBTI+ eleitas em 2020 receberam 450,8 mil votos válidos segundo levantamento feito pelo programa Voto Com Orgulho, da Aliança Nacional LGBTI+, reproduzido pelo site Metrópoles nesta segunda-feira (16).

Os dados mostram que 48 pessoas da comunidade foram escolhidas para os cargos de prefeito e vereador e 93 para suplentes.

O partido que elegeu o maior número de pessoas LGBTI+ foi o Partido Socialismo e Liberdade (PSol), com 25% de candidaturas escolhidas. Em seguida aparecem o Partido dos Trabalhadores (PT), com 22,7%, e o Partido Democrático Trabalhista (PDT), com 2,3%.

De acordo com o site, os estados que mais elegeram pessoas da sigla foram Minas Gerais e São Paulo. Em Belo Horizonte, capital mineira, os eleitores escolheram Bella Gonçalves (PSol), Duda Salabert (PDT), Gabriel Azevedo (Patriota) e Iza Lourença (PSol) para ocupar os postos de vereador.

Bella Gonçalves/ Reprodução

Para as vagas na Câmara Municipal de São Paulo, foram eleitos nomes como Erika Hilton (PSol), Fernando Holiday (Patriota), Keit Lima (PSol), Luana Alves (PSol) e Thammy Miranda (PL).

Trans

Os brasileiros elegeram ao menos 25 pessoas trans nas eleições deste ano, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), em um total de 294 candidaturas. O número é mais que o triplo do registrado em 2016, quando foram eleitas oito pessoas trans, de um total de 89.

Erika Hilton/Reprodução

#Vote LGBT!

GAY BLOG e Scruff incentivaram a escolha de candidaturas LGBTI+ nas eleições deste ano, por meio da publicação de matérias e entrevistas e com lives nas redes sociais. Uma lista de candidatos foi constantemente atualizada.

Uma das entrevistas foi com o professor e ativista Renan Quinalha, sobre o poder do voto LGBTQI+: “Eu acho que as pessoas LGBT, elas têm mais dificuldades. Eu acho que a gente tem visto um processo que é muito interessante e bonito, de pessoas LGBT entrando nos partidos políticos, de pessoas LGBT se lançando candidatas. A gente sabe a dificuldade, o esforço que demanda você se prestar a ser candidato a um cargo eletivo, a quantidade de energia, de tempo, de recurso emocional, de recurso financeiro que isso demanda, de você conversar com as pessoas e tudo mais. Então, reforçando a chamada do Scruff Brasil, que a gente precisa votar em pessoas LGBTQIA +.”

Renan (acima), em live do GAY BLOG/ Reprodução

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.