GAY BLOG BR by SCRUFF

Este artigo também está disponível em: English Español

Candidaturas LGBTI+ eleitas em 2020 receberam 450,8 mil votos válidos segundo levantamento feito pelo programa Voto Com Orgulho, da Aliança Nacional LGBTI+, reproduzido pelo site Metrópoles nesta segunda-feira (16).

Os dados mostram que 48 pessoas da comunidade foram escolhidas para os cargos de prefeito e vereador e 93 para suplentes.

O partido que elegeu o maior número de pessoas LGBTI+ foi o Partido Socialismo e Liberdade (PSol), com 25% de candidaturas escolhidas. Em seguida aparecem o Partido dos Trabalhadores (PT), com 22,7%, e o Partido Democrático Trabalhista (PDT), com 2,3%.

De acordo com o site, os estados que mais elegeram pessoas da sigla foram Minas Gerais e São Paulo. Em Belo Horizonte, capital mineira, os eleitores escolheram Bella Gonçalves (PSol), Duda Salabert (PDT), Gabriel Azevedo (Patriota) e Iza Lourença (PSol) para ocupar os postos de vereador.

Bella Gonçalves/ Reprodução

Para as vagas na Câmara Municipal de São Paulo, foram eleitos nomes como Erika Hilton (PSol), Fernando Holiday (Patriota), Keit Lima (PSol), Luana Alves (PSol) e Thammy Miranda (PL).

Trans

Os brasileiros elegeram ao menos 25 pessoas trans nas eleições deste ano, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), em um total de 294 candidaturas. O número é mais que o triplo do registrado em 2016, quando foram eleitas oito pessoas trans, de um total de 89.

Erika Hilton/Reprodução

#Vote LGBT!

GAY BLOG e Scruff incentivaram a escolha de candidaturas LGBTI+ nas eleições deste ano, por meio da publicação de matérias e entrevistas e com lives nas redes sociais. Uma lista de candidatos foi constantemente atualizada.

Uma das entrevistas foi com o professor e ativista Renan Quinalha, sobre o poder do voto LGBTQI+: “Eu acho que as pessoas LGBT, elas têm mais dificuldades. Eu acho que a gente tem visto um processo que é muito interessante e bonito, de pessoas LGBT entrando nos partidos políticos, de pessoas LGBT se lançando candidatas. A gente sabe a dificuldade, o esforço que demanda você se prestar a ser candidato a um cargo eletivo, a quantidade de energia, de tempo, de recurso emocional, de recurso financeiro que isso demanda, de você conversar com as pessoas e tudo mais. Então, reforçando a chamada do Scruff Brasil, que a gente precisa votar em pessoas LGBTQIA +.”

Renan (acima), em live do GAY BLOG/ Reprodução



Este artigo também está disponível em: English Español

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.