GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: English Español

O ex-jogador de futebol americano, David Kopay, fez história ao ser o primeiro atleta profissional da NFL que expôs publicamente sua homossexualidade no ano de 1975, logo após ter se aposentado da liga profissional. Recentemente, ele concedeu uma entrevista ao canal KESQ NewChannel 3 contando um pouco sobre suas motivações e que, antes dele dizer a todos, ele tinha pensado até em dirar a própria vida.

“Eu tinha que ser verdadeiro comigo mesmo. Eu estava ficando muito, mas muito deprimido que eu me sentia trancado e sufocado” – disse.

“Foi uma batalha muito difícil porque [naquele tempo] ninguém falava sobre isso.” – disse, acrescentando também que durante muitos anos a família dele o rejeitou e não o queria em suas vidas.

Ele também comenta sobre a falta de atletas abertamente gays no futebol americano hoje em dia: “É patético! Eu me pergunto do que eles têm medo?”.

Já no final da entrevista, visivelmente emocionado, ele disse que se sentiu muito solitário: “Eu fiquei em um lugar muito solitário…e sozinho… porque havia poucas pessoas [gays] que nem mesmo tentavam [sair do armário]”

Ao ser questionado se ele acha que houve avanços sociais da época desde os anos de 1970 até hoje, Kopay demonstra muito otimismo: “Estamos melhores como uma sociedade hoje, especialmente no modo em que tratamos uns aos outros. Temos muito mais compaixão e amor, além de sermos mais honestos com nós mesmos do que éramos”. 

David Kopay, o primeiro jogador de futebol americano a "sair do armário"
Reprodução

Atualmente, David Kopay é ativista LGBT e faz palestras sobre o assunto, além de já ter doado mais de um milhão de dólares para o centro LGBT da Universidade de Washington. Ele também procura um namorado para dividir sua vida.

Vale mencionar que por décadas ele continuou sendo o único jogador profissional a expor publicamente a sua homossexualidade, e que até hoje é muito raro ver um atleta “saindo do armário”.

Só em 2014, o jogador Michael Sam expôs sua homossexualidade e, no caso dele, foi o primeiro jogador da NFL ainda na ativa a fazê-lo. Seis meses depois, outro jogador, Chip Sarafin, também saiu do armário.

 

This article is also available in: English Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".