GAY BLOG BR by SCRUFF

Este artigo também está disponível em: English Español

O ex-jogador de futebol americano, David Kopay, fez história ao ser o primeiro atleta profissional da NFL que expôs publicamente sua homossexualidade no ano de 1975, logo após ter se aposentado da liga profissional. Recentemente, ele concedeu uma entrevista ao canal KESQ NewChannel 3 contando um pouco sobre suas motivações e que, antes dele dizer a todos, ele tinha pensado até em tirar a própria vida.

“Eu tinha que ser verdadeiro comigo mesmo. Eu estava ficando muito, mas muito deprimido que eu me sentia trancado e sufocado” – disse.

“Foi uma batalha muito difícil porque [naquele tempo] ninguém falava sobre isso.” – disse, acrescentando também que durante muitos anos a família dele o rejeitou e não o queria em suas vidas.

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

Ele também comenta sobre a falta de atletas abertamente gays no futebol americano hoje em dia: “É patético! Eu me pergunto do que eles têm medo?”.

Já no final da entrevista, visivelmente emocionado, ele disse que se sentiu muito solitário: “Eu fiquei em um lugar muito solitário…e sozinho… porque havia poucas pessoas [gays] que nem mesmo tentavam [sair do armário]”

Ao ser questionado se ele acha que houve avanços sociais da época desde os anos de 1970 até hoje, Kopay demonstra muito otimismo: “Estamos melhores como uma sociedade hoje, especialmente no modo em que tratamos uns aos outros. Temos muito mais compaixão e amor, além de sermos mais honestos com nós mesmos do que éramos”. 

David Kopay, o primeiro jogador de futebol americano a "sair do armário"
Reprodução

Atualmente, David Kopay é ativista LGBT e faz palestras sobre o assunto, além de já ter doado mais de um milhão de dólares para o centro LGBT da Universidade de Washington. Ele também procura um namorado para dividir sua vida.

Vale mencionar que por décadas ele continuou sendo o único jogador profissional a expor publicamente a sua homossexualidade, e que até hoje é muito raro ver um atleta “saindo do armário”.

Só em 2014, o jogador Michael Sam expôs sua homossexualidade e, no caso dele, foi o primeiro jogador da NFL ainda na ativa a fazê-lo. Seis meses depois, outro jogador, Chip Sarafin, também saiu do armário.

 




GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

1 COMENTÁRIO

Comente