GAY BLOG BR by SCRUFF

No próximo sábado (13), às 18h, será lançada a sede virtual do Museu de Arte Negra (MAN), do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO). A ocasião será marcada por uma live, transmitida do Museu de Arte do Rio, com participação da deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL-SP), que será nomeada, junto ao rapper Emicida, embaixadora da instituição.

(Foto: Nego Júnior)

O projeto, originalmente criado em 1950, é legado de um dos maiores expoentes dos direitos humanos e da cultura negra no mundo: o professor, escritor, dramaturgo e ativista Abdias do Nascimento. A data escolhida para a inauguração do MAN, marca o décimo aniversário da deposição das cinzas de Abdias na Serra da Barriga, em Alagoas.

A celebração ainda marcará uma nova era para a instituição, que lançará uma sede virtual fixa trazendo plataforma para pesquisa e exposição interativa 3D.  Erica Malunguinho, a  primeira mulher trans eleita deputada no Brasil, e o rapper Emicida participarão de live de abertura oficial – transmitida do Museu de Arte do Rio – do novo espaço enquanto embaixadores da iniciativa.

(Foto: Roger Monteiro)

Essa será a primeira sede do museu em 71 anos e tem a finalidade de perpetuar, ainda mais, o tamanho do legado de Abdias, fundador de entidades históricas como o Teatro Experimental do Negro (TEM), o Memorial Zumbi e o Movimento Negro Unificado (MNU). Ele foi oficialmente indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2010.

O Museu, que faz parte do escopo de atividades do IPEAFRO, pretende dar visibilidade e criar um acervo de memória da arte negra em dimensões nacional e continental. A live será transmitida pelos canais do Youtube do IPEAFRO e do CULTNE, com transmissão simultânea pelo Facebook do portal Áfricas e haverá exibição de vídeos do acervo MAN-IPEAFRO, e de conteúdos inéditos.

 

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)