GAY BLOG BR by SCRUFF

O Distrito Federal ganhou a primeira república que acolhe, de graça, gays, lésbicas e pessoas trans em situação de vulnerabilidade. O objetivo é que o espaço seja um lar para quem foi expulso de casa após assumir a identidade de gênero ou orientação sexual e a previsão é criar pelo menos mais duas unidades no mesmo formato. As informações são do G1.

A república é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e gerida pelo Instituto Ipês. O aluguel do espaço é pago pelo Governo do Distrito Federal e os demais custos ficam por conta dos moradores.

Os endereços das repúblicas não são divulgados por questão de segurança. Segundo o GDF, para “não estigmatizar o local”. Atualmente, o local já é residência para seis pessoas.

“Diferentemente de uma instituição de acolhimento, como é o caso de uma casa de passagem, a república vai ter seu cotidiano gerido quase que integralmente por quem mora lá”, diz a secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha.

DF ganha república para acolher LGBT+ expulsos de casa
Reprodução

Aqueles que se interessarem em morar na república pode se cadastrar em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ou nos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop) do DF.

O funcionamento da república é custeada pela emenda parlamentar do deputado distrital Fábio Felix (PSOL), que repassou R$ 500 mil ao projeto.

“Violência, exclusão e preconceito fazem parte da realidade da maioria das pessoas LGBTI+ no Brasil. Para enfrentar essa triste estatística, nos juntamos aos movimentos LGBTs do DF e colocamos o projeto de institucionalização das Casas de Acolhimento como um dos grandes focos do nosso mandato”, diz o deputado Fábio Felix.

O Instituto Ipês também fez campanhas para doação de móveis e utensílios domésticos para as repúblicas. Na lista dos itens, há sofás, estantes, fogão, camas, chuveiro, cortina, entre outros. As doações ainda podem ser realizadas pelo site do instituto.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"