No tocante à área de trabalho, muitos LGBTs ainda sofrem sucessivos ataques e humilhações motivadas pela orientação sexual. Discriminações veladas como “piadas” ou até mesmo intimidações para saírem do armário são algumas situações que ainda são presentes em diversas áreas do mercado.

GAY BLOG BR by SCRUFF

O combate ao assédio moral e psicológico sofrido por LGBTs no ambiente de trabalho é  o foco do novo projeto de Eliseu Neto, psicanalista, psicólogo, ativista e psicopedagogo, especialista em Orientação Profissional e defensor dos direitos das pessoas LGBT. Atualmente, Neto é assessor legislativo da liderança do Cidadania no Senado Federal do Brasil.

A cartilha, disponível em PDF para download gratuito, é seu mais recente projeto e conta com excelentes estudos sobre a empregabilidade de LGBTs no Brasil, as faltas de oportunidades e o que ocorre quando não empregados.

DESDE CRIANCINHA

Isso começa pela escola. Todas as crianças com orientação sexual em crise, deveriam ser respeitadas sem sofrer bullyng. Isso é algo um pouco difícil neste momento político em nosso País, onde acreditam que o simples pedido de respeito se trata de discutir ideologia de gênero.

Nesse sentido é o enunciado da COPEDUC-GNDH-CNPG (Comissão Permanente de Educação do Grupo Nacional de Direitos Humanos, criado pelo Conselho Nacional de Procuradores Gerais) que visa a garantir igualdade de acesso e permanência na escola, visando o combate a todos os estereótipos e crenças limitantes e preconceituosas atuais.

É realmente um bom começo, pois é de pequeno que se deve aprender e ensinar: respeito, empatia e cidadania.

Ajudando também, temos o decreto legislativo Nº 104, DE 1964 que aprova a Convenção nº. 111 concernente à discriminação em matéria de emprego e de profissão, concluída em Genebra, em 1958. Não efetivo no Brasil.

Para tentar garantir os direitos a essas populações, a criação do programa nacional de capacitação profissional, qualificação de adultos e empregabilidade da população LGBT tem como objetivo, ações e atividades focadas na elevação da empregabilidade e na geração de renda para essas populações.

Para ver o documento na íntegra, clique aqui.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Escritor, Redator e Tradutor. Bacharel em Direito, Pós-Graduado em Direito de Família e Sucessão