GAY BLOG BR by SCRUFF

Este artigo também está disponível em: English Español

A estátua de Mary Wollstonecraft, feita para homenagear a militante feminista do século XVIII e inaugurada no último dia 10 de novembro em Newington Green, na Inglaterra, foi coberta por uma camiseta com um slogan contrário ao direito das pessoas trans. As informações vieram do Pink News.

A estátua foi criada pela artista lésbica Maggi Hambling e mostra uma pequena figura feita em prata totalmente nua em cima de um pedestal. As escolhas de Hambling geraram muito debate nas redes sociais e diversos ativistas anti-trans decidiram que o ideal seria cobrir a estátua com uma camiseta escrito “mulher humana adulta”, um dos slogans utilizado por pessoas declaradamente contrária aos direitos dos transgêneros.

“Uma pergunta genuína: por que a estátua de Mary Wollstonecraft está nua? Já vi muitas estátuas de escritores masculinos, ativistas de direitos e filósofos e eu não lembro nenhum deles sem roupa” – diz um tweet da conta “Aunty Malorie Blackman”.

“Se você achou que isso não podia ficar mais vergonhoso, aparentemente eles colocaram uma blusa de uma mulher adulta na estátua de Mary Wollstonecraft.”

Estátua de ícone feminista é coberta com uma blusa do movimento anti-trans
Reprodução

Quem foi a feminista Mary Wollstonecraft?

Mary Wollstonecraft foi uma escritora inglesa do século XVIII que ficou conhecida por ser defensora dos direitos das mulheres e, portanto, sendo considerada pioneira no movimento feminista, antes mesmo dele surgir.

Sua militância veio porque, na época, havia poucas opções de carreira para as mulheres mais pobres, levando-a a escrever o livro “Situações Pouco Afortunadas da Mulheres, Educadas a Preceito e Deixadas sem Fortuna”. Um ano depois, ela decidiu sair da carreira de educadora para ser escritora, um ato considerado bem corajoso no tempo, pois poucas mulheres conseguiam se sustentar apenas com a escrita. Em 1787 ela se mudou para Londres e, apoiada pelo editor liberal Joseph Johnson, encontrou um lugar para trabalhar e viver de forma independente.

Durante a revolução francesa, o antigo bispo de Autin defendeu que as escolas estatais deveriam terminar na oitava série para as meninas, porém continuasse para os meninos, despertando a revolta de Wollstonecraft que dizia que o discurso dos revolucionários era de direitos iguais, porém não havia uma intenção real não era de dar avanço para as mulheres de modo significativo. Foi nesse contexto que ela escreveu o livro “Uma Reinvidicação pelos Direitos da Mulher”, que é seu livro mais famoso.




Este artigo também está disponível em: English Español

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"