This article is also available in:
A estátua de Mary Wollstonecraft, feita para homenagear a militante feminista do século XVIII e inaugurada no último dia 10 de novembro em Newington Green, na Inglaterra, foi coberta por uma camiseta com um slogan contrário ao direito das pessoas trans. As informações vieram do Pink News.
A estátua foi criada pela artista lésbica Maggi Hambling e mostra uma pequena figura feita em prata totalmente nua em cima de um pedestal. As escolhas de Hambling geraram muito debate nas redes sociais e diversos ativistas anti-trans decidiram que o ideal seria cobrir a estátua com uma camiseta escrito “mulher humana adulta”, um dos slogans utilizado por pessoas declaradamente contrária aos direitos dos transgêneros.
Genuine question: Why present Mary Wollstonecraft as naked?
I’ve seen many statues of male writers, rights activists and philosophers and I can’t remember any of them being bare-assed. https://t.co/CNUmBgzldD— Aunty Malorie Blackman (@malorieblackman) November 10, 2020
“Uma pergunta genuína: por que a estátua de Mary Wollstonecraft está nua? Já vi muitas estátuas de escritores masculinos, ativistas de direitos e filósofos e eu não lembro nenhum deles sem roupa” – diz um tweet da conta “Aunty Malorie Blackman”.
apparently they’ve put an adult human female t-shirt on the Mary Wollstonecraft statue if you thought it couldn’t get more embarrassing
— Mollie Goodfellow (@hansmollman) November 11, 2020
“Se você achou que isso não podia ficar mais vergonhoso, aparentemente eles colocaram uma blusa de uma mulher adulta na estátua de Mary Wollstonecraft.”


Quem foi a feminista Mary Wollstonecraft?
Mary Wollstonecraft foi uma escritora inglesa do século XVIII que ficou conhecida por ser defensora dos direitos das mulheres e, portanto, sendo considerada pioneira no movimento feminista, antes mesmo dele surgir.
Sua militância veio porque, na época, havia poucas opções de carreira para as mulheres mais pobres, levando-a a escrever o livro “Situações Pouco Afortunadas da Mulheres, Educadas a Preceito e Deixadas sem Fortuna”. Um ano depois, ela decidiu sair da carreira de educadora para ser escritora, um ato considerado bem corajoso no tempo, pois poucas mulheres conseguiam se sustentar apenas com a escrita. Em 1787 ela se mudou para Londres e, apoiada pelo editor liberal Joseph Johnson, encontrou um lugar para trabalhar e viver de forma independente.
Durante a revolução francesa, o antigo bispo de Autin defendeu que as escolas estatais deveriam terminar na oitava série para as meninas, porém continuasse para os meninos, despertando a revolta de Wollstonecraft que dizia que o discurso dos revolucionários era de direitos iguais, porém não havia uma intenção real não era de dar avanço para as mulheres de modo significativo. Foi nesse contexto que ela escreveu o livro “Uma Reinvidicação pelos Direitos da Mulher”, que é seu livro mais famoso.
This article is also available in:
Junte-se à nossa comunidade
O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.
You must log in to post a comment.