GAY BLOG BR by SCRUFF

Segundo o grupo ativistas LGBT no Marrocos, Nassawiyatt, os homens gays que utilizam aplicativos de encontros tiveram suas fotos vazadas na internet nas últimas semanas. No país, a homossexualidade é ilegal, e por isso há uma campanha para revelar quais homens árabes são gays.

Nos aplicativos, que agora tiveram um aumento no número de usuários devido a quarentena pelo Covid-19, alguns homens foram enganados e enviaram imagens íntimas e essas foram divulgadas na internet. Por lá, os homossexuais podem pegar até três anos de prisão e são perseguidos pela sociedade.

“Esses homens estão sendo chantageados. Com o confinamento do coronavírus, muitos deles não têm para onde ir” – disse um porta-voz da organização Nassawiyat (via G1).

Até mesmo uma modelo marroquina, Sofia Taloni, iniciou uma campanha no Facebook e Instagram para que seus seguidores baixassem os aplicativos e localizassem os homens gays.

“Esses aplicativos vão mostrar as pessoas próximas a você. Ele pode te mostrar seu marido no seu quarto, pode te mostrar seu filho no banheiro”.

A empresa de Mark Zuckerberg decidiu suspender a conta de Taloni na última sexta-feira, dia 24 de abril, alegando que eles também tomam outros passos para remover conteúdos semelhantes.

Alguns dos aplicativos têm tomado medidas para proteger os usuários de contraírem o coronavírus. Além disso, eles estão sendo pressionados para proteger a identidade de usuários, já que em países como a Arábia Saudita, por exemplo, sexo gay é punível com a pena de morte.

O Grindr, por exemplo, tem uma tecnologia que impossibilita as pessoas a tirarem print da tela em países onde a homossexualidade é vista como crime. No entanto, isso é fácil de contornar já que um segundo telefone pode tirar foto ou filmar a tela.

“Ao sabermos dos relatórios preocupantes no Marrocos, respondemos rapidamente com mensagens de aviso no dialeto marroquino de árabe e francês para informar nossos usuários a tomarem cuidado extra neste momento”, disse um porta-voz do Grindr.

Já o Hornet está usando os moderadores da comunidade para sinalizar perfis e algoritmos maliciosos.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"