GAY BLOG BR by SCRUFF

A atacante do Palmeiras Francisleide dos Santos Barbosa, conhecida como Chu, usou o Facebook para fazer um comentário demonizando a existência do ator Paulo Gustavo, vítima de complicações da covid. Em uma postagem, trazia uma imagem do Irmão Lázaro, “evangélico, cantor gospel e servo de Deus” ao lado Paulo Gustavo, “umbandista, ator e homossexual”, ao que Chu escreveu: “Blz, morreram pelo mesmo vírus, a diferença é: que um Lázaro foi para o céu e Paulo Gustavo para o inferno”.

chu pa
Comentário da Chu

A Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), da Secretaria da Justiça e Cidadania, tomou conhecimento por meio matérias jornalísticas sobre o comentário da jogadora de futebol e abriu um expediente preliminar de apuração de ato discriminatório contra o humorista, que morreu no dia 4 de maio, vítima de Covid-19.

Com a denúncia, com base na Lei Estadual nº 10.948/2001, que pune administrativamente a discriminação em razão da orientação sexual ou identidade de gênero, poderá ser instaurado um processo administrativo contra Chu, tendo como sanções advertência e até uma multa que pode chegar ao valor de R$ 87.000.

Uma das colegas de Chú na Seleção chegou a chorar quando soube do posicionamento da jogadora. O apresentador e ex-jogador Neto chegou a defender que ela fosse desligada do Palmeiras, equipe que ela defende atualmente.

A avaliação da equipe técnica da Seleção e da própria CBF é de que o dano à imagem de Chu será difícil de reverter, havendo grande preocupação em relação a Chu às vésperas da disputa da Olimpíada de Tóquio.

GIBA

Nesta mesma semana, Marcelo Gallego, que atua na Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, também abriu outro expediente contra o ex-jogador de vôlei Giba, que durante uma conversa no canal do Youtube de Eduardo Bolsonaro, o ex-ponteiro da seleção brasileira teria dito que ‘o fato de Tiffany (atleta transexual) atuar em equipes de vôlei femininas é completamente fora do normal’ e sugeriu um campeonato disputado apenas com transexuais.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"