Este artigo também está disponível em:
English
Español
Javier Berain será o primeiro homem gay e autodeclarado afeminado a assumir o posto de comando no departamento de polícia da Cidade do México. O anúncio foi feito no último dia 9 de dezembro.
Ele será responsável por coordenar mais de 800 integrantes da Polícia Rodoviária. As funções incluem a realização de processos de auditoria para combater a corrupção e garantir a maior eficiência dos gastos públicos.
“É uma honra ser a primeira pessoa abertamente da comunidade LGBTI+ a receber a função de mando na polícia da Cidade do México” – disse Javier no Twitter, sendo que na rede social ele se autointitula como “viado, afeminado e socialista”.
Hoy me gradué del Diplomado para Mandos Habilitados de la @UPCDMX_SSC. Agradezco la confianza que @OHarfuch ha depositado en mi. Es un honor ser la primer persona abiertamente de la comunidad LBGTI+ en ser habilitadx como mando de la @SSC_CDMX. pic.twitter.com/d0sfAsKxTo
— Javier Berain (@javierberain) December 10, 2020
A Subsecretaria de Direitos Humanos e Diversidade Sexual da prefeitura afirmou que a inclusão de Javier vai ser excelente para contribuir para uma polícia mais inclusiva.

Estado do México criminaliza “cura gay” e impõe pena de até três anos de prisão
Na última terça-feira, 20 de outubro, os deputados do Estado do México, o mais populoso daquele país, modificaram o código penal e proibiram a terapia de conversão sexual, popularmente conhecida como cura gay. A informação vem do canal CCN.
Aqueles que infringirem a lei no Estado do México podem pegar até três anos de prisão, 25 a 100 dias de trabalho comunitário, além de pagarem uma multa. A pena é ainda mais rigorosa para quem tem algum tipo de vínculo afetivo com o acusado, como membro da família, aumentando-a em até 50%. Obrigar menores de idade à prática também será considerado um agravante. A aprovação da lei foi feita em uma sessão virtual e teve apoio de diferentes partidos.
Pelo projeto de lei da deputada Beatriz García, a proibição da “terapia de conversão sexual” inclui medidas psicológicas, psiquiatras ou tratamentos diversos que têm como intuito nulificar, dificultar ou debilitar a expressão da orientação sexual ou identidade de gênero de alguém.
Vale dizer que o Estado do México é o mais populoso do país, com mais de 14 milhões de habitantes.

CURA GAY
Em 1999, no Brasil o Conselho Federal de Psicologia publicou uma resolução voltada a homossexuais. No documento, o órgão passou a impedir medidas que forçassem gays e lésbicas a passarem por “tratamentos não solicitados”. As informações vêm do blog de Joaquim Leães de Castro.
Em setembro de 2017, porém, um juiz do Distrito Federal determinou que o psicólogos poderiam tratar gays e lésbicas como doentes, podendo fazer terapias de “reversão sexual”, sem sofrerem qualquer tipo de censura por parte dos conselhos de classe. Ele atendeu a uma ação movida por uma psicóloga evangélica que teve o registro profissional cassado por promover a “cura gay”.
O conselho insistiu que esse tipo de tratamento representa “uma violação dos direitos humanos e não têm qualquer embasamento científico”. Desde 1990, a homossexualidade deixou de ser considerada doença pela Organização Mundial da Saúde.
Em dezembro, o mesmo juiz federal do DF alterou a decisão que liberou a “cura gay”. A decisão passou a prever que homossexuais “em conflito” poderão ser atendidos, mas que psicólogos não poderiam fazer propaganda de tratamentos. O Conselho Federal de Psicologia recorreu de ambas as decisões.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
[…] homem gay e autodeclarado afeminado a assumir o posto de comando no departamento de polícia da Cidade do México. O anúncio foi feito no dia 9 de dezembro de […]
[…] lembrar que na Cidade do México, o autodeclarado gay afeminado, Javier Berain, assumiu o posto de comando do departamento de […]