GAY BLOG BR by SCRUFF

Sikêra Jr., apresentador do programa “Alerta Amazonas”, foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) por incitação à homofobia. As falas com teor preconceituoso feitas durante a transmissão do “Alerta Nacional”, que também foi apresentado por ele, nos dias 18 e 25 de junho de 2021. As informações são do Correio Braziliense.

De acordo com a denúncia, no dia 18 de junho, Sikêra foi preconceituoso contra pessoas LGBTQIA+ ao citar a relação entre pais heterossexuais e filhos homossexuais. Uma semana depois, no dia 25 do mesmo mês, ele criticou uma peça de campanha publicitária do Burger King envolvendo homossexuais.

Trata-se de evidente prática de discurso de ódio, na qual o denunciado incita, em rede nacional, o medo e a intimidação em face da população LGBTQIA+, impedindo que estes se integrem plenamente à sociedade, além de potencializar o estigma social e a ideia de menos-valia deste grupo social”, pontuou Lucíola Honório de Valois Coelho Veiga Lima, titular da 91ª Promotoria de Justiça.

Sikêra Jr.(Foto: Reprodução)

Sikêra Jr. responde a outros processos movidos pelo MP

Essa não é a primeira vez que o Ministério Público abre uma ação contra Sikêra. Em dezembro do ano passado, o  MP do Rio Grande do Sul junto a entidades LGBTQIA+ ingressaram com uma ação civil pública contra o apresentador por ele ter proferido, mais uma vez, frases discriminatórias contra os LGBTQIA.

No dia 26 de novembro de 2021, ele teria apresentado em seu programa uma música que citava a bissexualidade de Jon Kent da DC Comics, e relacionando com pedofilia. A letra também falava sobre a presença de mulheres trans em banheiros femininos.

O pedido de indenização chegava a R$ 10 milhões por danos morais coletivos, e o dinheiro arrecadado seria destinado a projetos que beneficiam a comunidade LGBTQIA+. A Ação Civil Pública também pedia que a edição do programa fosse retirada de sites e redes sociais.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)