GAY BLOG BR by SCRUFF

Este artigo também está disponível em: English Español

As mulheres no Twitter no Brasil são plurais e movimentam a plataforma em busca de informações e conexões de qualidade.

De acordo com levantamento feito pelo próprio microblog, 47% das mulheres que utilizam o Twitter se declaram pretas ou pardas, 2% amarela e 1% indígena. Outros 2% preferiram não informar, enquanto menos do que a metade (49%) se identificaram como brancas.

Como consequência, os conteúdos presentes no Twitter refletem essa diversidade. Mais da metade das mulheres ouvidas se interessa pelas comunidades que abordam questões sobre mulheres e gênero (61%), incluindo também preservação do meio ambiente (43%), comunidades LGBTQIA+ (30%) e negra (25%), e maternidade (22%).

A fim de engajar com essas comunidades, grande parte delas usa a plataforma para seguir notícias (80%) e Tweets engraçados (70%) relacionados à comunidade a qual pertence; acompanhar ou participar de conversas e tendências sobre elas (70%), conectar-se com outras pessoas (68%) e seguir líderes/influenciadores da sua comunidade (67%).

Mulheres no Twitter buscam interagir sobre gênero, raça e orientação sexual
Reprodução

Além disso, a maioria das respondentes (59%) acredita que o Twitter conta com mais conteúdos sobre as comunidades com as quais se identificam em relação a outros serviços. Para essas mulheres, a plataforma proporciona mais liberdade, menos julgamentos, mais diversidade de opiniões e mais facilidade e rapidez na interação.

De forma geral, as mulheres que estão no Twitter buscam se atualizar sobre o que está acontecendo no mundo (90%) e compartilhar seus pensamentos, opiniões e experiências (78%). Segundo as entrevistadas, o Twitter:

• Rompe barreiras entre diferentes comunidades (71%)

• É um lugar onde elas podem ser elas mesmas (70%)

• Permite que sua comunidade crie sua própria narrativa/fala (69%)

• Une as pessoas das comunidades (68%)

O Twitter também aproveitou o Dia Internacional das Mulheres, comemorado no último dia 8 de março, para realizar a campanha #SomosMulheres com o objetivo de destacar as mais diversas formas de ser mulher.

A plataforma também informa que está com um emoji exclusivo, visível ao Tweetar com a hashtag, para estimular conversas sobre o tema.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"