GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: English Español

As mulheres no Twitter no Brasil são plurais e movimentam a plataforma em busca de informações e conexões de qualidade.

De acordo com levantamento feito pelo próprio microblog, 47% das mulheres que utilizam o Twitter se declaram pretas ou pardas, 2% amarela e 1% indígena. Outros 2% preferiram não informar, enquanto menos do que a metade (49%) se identificaram como brancas.

Como consequência, os conteúdos presentes no Twitter refletem essa diversidade. Mais da metade das mulheres ouvidas se interessa pelas comunidades que abordam questões sobre mulheres e gênero (61%), incluindo também preservação do meio ambiente (43%), comunidades LGBTQIA+ (30%) e negra (25%), e maternidade (22%).

A fim de engajar com essas comunidades, grande parte delas usa a plataforma para seguir notícias (80%) e Tweets engraçados (70%) relacionados à comunidade a qual pertence; acompanhar ou participar de conversas e tendências sobre elas (70%), conectar-se com outras pessoas (68%) e seguir líderes/influenciadores da sua comunidade (67%).

Mulheres no Twitter buscam interagir sobre gênero, raça e orientação sexual
Reprodução

Além disso, a maioria das respondentes (59%) acredita que o Twitter conta com mais conteúdos sobre as comunidades com as quais se identificam em relação a outros serviços. Para essas mulheres, a plataforma proporciona mais liberdade, menos julgamentos, mais diversidade de opiniões e mais facilidade e rapidez na interação.

De forma geral, as mulheres que estão no Twitter buscam se atualizar sobre o que está acontecendo no mundo (90%) e compartilhar seus pensamentos, opiniões e experiências (78%). Segundo as entrevistadas, o Twitter:

• Rompe barreiras entre diferentes comunidades (71%)

• É um lugar onde elas podem ser elas mesmas (70%)

• Permite que sua comunidade crie sua própria narrativa/fala (69%)

• Une as pessoas das comunidades (68%)

O Twitter também aproveitou o Dia Internacional das Mulheres, comemorado no último dia 8 de março, para realizar a campanha #SomosMulheres com o objetivo de destacar as mais diversas formas de ser mulher.

A plataforma também informa que está com um emoji exclusivo, visível ao Tweetar com a hashtag, para estimular conversas sobre o tema.

This article is also available in: English Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"