This article is also available in: Español

GAY BLOG BR by SCRUFF

O Cartoon Network convocou a autora não-binária de Steven Universo, Rebecca Sugar, para uma série de episódios especiais destinada a crianças com mensagens anti-discriminatórias, abordando temas como racismo e LGBTfobia. As informações vieram do site Pink News.

O primeiro curta veio no último dia 27 de outubro e se chama “Don´t Deny It, Defy It” (“Não negue, encare”, em tradução livre), mostrando dois meninos de etnias diferentes brincando, e um deles diz: “Quando formos mais velhos, vamos casar!”, sendo que uma terceira criança aparece e diz: “Vocês não podem se casar, negros não podem casar com brancos!“. Nesse momento surge a Garnet e explica: “Crianças! Não sejam racistas”.

Ao longo do curta, a Garnet também explica às crianças que para lutar contra o racismo é necessário conhecer o assunto. Além disso, um dos personagens acaba se apresentando meio cético se o racismo acontecia na “vida real”, e a personagem de Steven Universo diz que mesmo que a pessoa diga que nunca teve uma experiência de racismo, não significa que ele não exista, algo endossado pelo outro personagem.

“Todo mundo erra às vezes” – diz um dos meninos – “mas você deve perceber que dói lidar com o racismo, e quando as pessoas agem como se isso não fosse real, fica ainda pior” – completa.

Novo curta de Steven Universo apresenta casal de meninos e traz mensagem antirracista
Reprodução

Steven Universo é muito popular entre o público infantojuvenil e apresenta diversos personagens que não se enquadram na heteronormatividade, incluindo não-binários, lésbicas, gays, além de que o protagonista é um herói que sabe utilizar a inteligência emocional para solucionar problemas.

Na quinta temporada da animação, lançada em 2018, as personagens Ruby e Shippire se casam, mesmo não tendo um gênero definido. Na época, Rebecca Sugar disse que o casamento das duas era inevitável: “Precisávamos mostrar, repetidas vezes, que não havia nada menos saudável nesses dois personagens do que em qualquer outro casamento animado já exibido no Cartoon Network”.

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".