GAY BLOG BR by SCRUFF

O padre Júlio Lancellotti será o narrador de um curta-metragem que trata santa Marina como uma figura LGBTQIA+. Chamado de “São Marino”, o documentário foi gravado na Igreja Santa Marina, em São Paulo, e é dirigido por Leide Jacob, e abordará temas contemporâneos ao contar a história de Marino, uma pessoa trans que teria vivido no Líbano no século VI e canonizada como santa.

Além de Lancellotti, “São Marino” tem em seu elenco Ariel Nobre, Daniel Veiga, Gabriel Lodi, Leo moreira Sá, Omo Afefe e Rosa Caldeira, todos pessoas trans. O trabalho foi viabilizado por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural), do Governo de São Paulo. Sua produção fica por conta de por Paula Pripas e pela Filmes de Abril, enquanto o roteiro é de Cesar Sandoval Moreira Jr., Fabiana Kelly e Leide Jacob. Bea Pomar fez a montagem do filme e do trailer.

QUEM FOI SANTA MARINA?

Marina, o Monge, também conhecida como Marina de Bitínia ou Marina de Alexandria, ficou registrada na história como uma eminente cristã bizantina da Síria, na área que hoje é parte do Líbano,embora muitos detalhes de sua vida possam variar conforme a fonte.

Seu comportamento de gênero é considerado atípico por ter desafiado os papéis da época, apresentando-se como o sexo oposto, recusando-se a se submeter a vontade de seu pai, quando ele disse que ela não poderia se juntar a ele em sua jornada para se tornar um monge e salvar a sua alma.

Seu intelecto desafiava as normas de gênero, pois as mulheres não eram tradicionalmente vistas como tão cultas e inteligentes como os homens. Sua disciplina e auto-controle também vai contra o pressuposto do que é típico do comportamento feminino, quando ela foi acusada de ter um filho, e não se abalou a dizer a verdade, como muitos poderiam supor, mas, em vez disso, assumiu a responsabilidade para com a criança que não era sua. Marina é mais lembrada em virtude de seu atípico estilo de vida.

Sua disciplina e inteligência vai contra todas as noções preconcebidas do que uma mulher deveria ser. A vida de santa Marina/Marinho fornece insights sobre os papéis de gênero da Antiguidade e Idade Média, especialmente no que diz respeito aos mosteiros.

Padre Julio Lancellotti será o narrador de documentário sobre santa trans
Reprodução



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"